No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Os municípios de Lamego e Tarouca aderem este sábado, 15 de fevereiro, à inciativa internacional “Light It Blue”, que consiste na iluminação de um edifício ou monumento de azul como chamada de atenção para a Síndrome de Angelman.
A ANGEL Portugal promove a iniciativa com mais de 50 associações dedicadas a esta Síndrome por todo o mundo e estes são dois dos muitos municípios que aderem. O objetivo é sensibilizar e consciencializar a população para a doença.
Em Lamego, tanto o edifício dos Paços do Concelho como o Teatro Ribeiro Conceição associam-se à iniciativa e vão estar iluminados de azul. No município de Tarouca também os Paços do Conselho se iluminam a propósito do Dia Internacional da Síndrome de Angelman”.
A Associação de Síndrome de Angelman Portugal aderiu à iniciativa Light It Blue no ano de 2021 e refere que “mais do que a iluminação, é também o comunicado que se faz a justificar o uso da cor que contribui para a chamada de atenção para esta doença que, sendo rara, é pouco conhecida”.
Este é um movimento mundial que abrange países como Canadá, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos.