Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
O Lamelas liderava até 31 de janeiro a Taça Fair-Play na Divisão de Honra. Os números relativos ao mês de janeiro foram divulgados esta quinta-feira, 13 de fevereiro. A Associação de Futebol de Viseu ordena os clubes de acordo com o comportamento e as atitudes a favor da ética desportiva nos vários campeonatos de futebol e futsal.
Na Divisão de Honra, o Lamelas soma 110 pontos e está em primeiro lugar. Segue-se o Oliveira de Frades, com 108 pontos. No terceiro lugar está o Castro Daire, com 103 pontos. Carvalhais, com 97 pontos e Ferreira de Aves, com 94 pontos, encerram o top-5.
Já relativamente à 1ª Divisão Distrital, a Taça Fair-play tem o Viseu United no topo. Os viseenses lideram com 53 pontos, mais três do que o Nandufe (50). O Campia fecha o pódio, com 49 pontos. O Molelos tem 44 pontos e o Santacombadense, 42.
No campeonato distrital sub-23 é a ASDREQ Orgens que domina a classificação com 79 pontos. O Carregal do Sal tem 63 pontos e o Repesenses, 59 pontos, tal como o Vila Chã de Sá. O top-5 é encerrado com o Cinfães, 54 pontos.
Em sub-18, o primeiro lugar é do Vouzelenses, com 79 pontos. Em segundo lugar estão o Santacombadense e o Besteiros B, ambos com 75 pontos. O Lamego está em quarto lugar, com 70 pontos. O Ranhados é quinto colocado, com 68 pontos.
Em futsal há três classificações fair-play. No futsal sénior masculino, na Divisão de Honra, a Sampedrense lidera com 79 pontos. O segundo lugar é do FC Lamego, também com 79 pontos. A AJAB Tabuaço tem 78 pontos e está em terceiro lugar. O Heróis D’Aventura tem 77 pontos e ocupa o quarto lugar. O Rio de Moinhos está em quinto lugar, com 75 pontos.
Em futsal feminino, a classificação de fair-play da Divisão de Honra tem a ARDFF Satense em primeiro lugar, com 68 pontos. O Alvite tem 66 pontos e está em segundo lugar. O Heróis D’Aventura está em terceiro lugar, com 65 pontos. O quarto classificado é o FC Lamego, com 60 pontos. O Lusitano de Vildemoinhos encerra o top-5 com 59 pontos.
Em futsal sub-19, o Atitudes Traquinas soma 31 pontos tal como o Heróis D’ Aventura. Em terceiro lugar está o Viseu 2001 com 29 pontos. O São João da Pesqueira ocupa o quarto lugar, com 25 pontos. Em quinto lugar está o Armamar, com 18 pontos.
Todas as equipas entram no Ranking Fair-play com cinco pontos por cada jogo que fará no respetivo campeonato. O objetivo é não os perder. Há sanções a jogadores, dirigentes, treinadores, médicos, massagistas e outros agentes desportivos e aos clubes.
No caso dos jogadores, por cada amarelo será retirado um ponto, por cada jogo de castigo é tirado dois pontos. No caso de um mês de suspensão, há oito pontos retirados. A desclassificação no Ranking Fair-Play surge quando houver qualquer pena superior ou igual a meio ano de suspensão.
Já nos clubes, por cada repreensão, há um ponto tirado. Há ainda regulamentada a hipótese de serem tirados dois pontos (por cada multa até 25 euros ou 25 euros em multas superiores a 25 euros) ou dez pontos (por cada jogo de interdição ou à porta fechada).
Em situações de inferioridade numérica, são descontados dois pontos. Em sentido contrário, por cada cartão branco são acrescentados cinco pontos ao ranking do clube. No final da época, há prémios atribuídos. O primeiro classificado recebe 400 euros, o segundo vai ganhar 200 euros, o terceiro lugar conquista 100 euros.