Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
As festividades de Páscoa em Viseu e Lamego vão culminar este fim de semana prolongado com várias festividades religiosas.
Em Viseu, esta Sexta-Feira Santa (dia 18), o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra a missa, a agenda começa às 10h00 com a oração do Ofício de Leitura e de Laudes na Sé, com hinos, salmos, cânticos e leituras. Já pelas 15h00 é celebrada a Paixão de Cristo na Catedral e ainda na Igreja Matriz de Lordosa. A Procissão do Enterro do Senhor, que estava agendada para começar às 21h00 em Viseu, foi cancelada por causa da previsão de chuva, mas a Sé vai continuar a celebrá-lo nessa hora. Também às 21h00, as igrejas evangélicas Assembleia de Deus e Baptista de Viseu fazem os seus cultos.
No Sábado Santo (dia 19), a Sé recebe às 10h00 mais um Ofício de Leitura e Laudes e às 21h30 a Vigília Pascal. A vigília também acontece meia-hora antes nas igrejas de Fragosela, Lordosa, Mundão e Lordosa.
A Semana Santa culmina no Domingo de Páscoa (dia 20) com várias celebrações e visitas pascais um pouco por todo o concelho de Viseu. Na Sé Catedral, a missa começa às 11h00.
Já em Lamego, esta Quinta-Feira Santa (dia 17), a Procissão das Sete Bandeiras – Sete Tribunais sai da Igreja das Chagas às 21h30. Na Sexta-Feira Santa, a Paixão e Morte de Cristo vão ser assinaladas às 17h00 na Catedral local. Também neste dia se vai realizar a tradicional Procissão do Senhor Morto, que começa às 21h30 na Igreja das Chagas e vai ser presidida pelo bispo de Lamego, D. António Couto.
No Sábado Santo, a Vigília Pascal na Sé de Lamego começa às 21h30. E, no Domingo de Páscoa, há procissões e missas marcadas para as 08h00 (Igreja da Graça e Igreja de Santa Maria Maior de Almacave), 08h30 (Igreja Catedral) e 09h45 (Santuário de Nossa Senhora dos Remédios). Depois da procissão na cidade de Lamego, a Visita Pascal arranca às 10h00. E, em Lalim, o Judas vai ser “queimado” às 17h00.