semana da saúde escola viriato viseu
489293452_1078053481025537_662216705826571314_n
AcViseu Mafalda Rosa Jamor
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.04.25

Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…

03.04.25

A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…

02.04.25
joao azevedo
joão azevedo
LEONEL_FERREIRA_Autarquicas_2025
Home » Notícias » Diário » Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira

Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira

Nas eleições de há um ano (10 de março), concorreram pelo Círculo Eleitoral de Viseu 14 forças partidárias

 Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira - Jornal do Centro
07.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira - Jornal do Centro
07.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira - Jornal do Centro

João Tilly repete a candidatura de há um ano e é o candidato do Chega pelo Círculo Eleitoral de Viseu nas legislativas de 18 de maio. Esta segunda-feira, 7 de abril, é o último dia para a entrega das listas no tribunal e a Nova Direita anunciou que também por Viseu concorre com Carlos Andrade. Estes foram os últimos nomes tornados públicos pelas forças partidárias que se apresentam ao ato eleitoral e que se juntam aos nomes de Elza Pais, pelo PS, António Leitão Amaro (PSD), Alexandra Hoffman (CDU), Antas de Barros (IL) ou David Santos (BE). 

A maioria dos partidos não repete candidatos entre legislativas e autárquicas, excepto o Chega que tem em Tilly o candidato autárquico por Seia.

Nas eleições de há um ano (10 de março), concorreram pelo Círculo Eleitoral de Viseu 14 forças partidárias. Viseu elege oito deputados e segundo o mapa oficial podem votar 334 060 eleitores, de acordo com a informação prestada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, relativa a 20 de março deste ano. No ano passado estavam inscritos 335.659 eleitores. 

A ordem dos partidos no boletim de voto é conhecida esta terça-feira, 8 de abril.

Há um ano, os resultados eleitorais em Viseu deram a vitória à AD /coligação PSD/CDS/PPM) com 36,36 por cento e a eleição de três deputados, o mesmo número de eleitos pelo PS que obteve 27,45 por cento dos votos. O Chega elegeu dois deputados e obteve 19,45 por cento. A abstenção foi de 37 por cento. O PS apenas ganhou no concelho de Cinfães. 

As eleições antecipadas foram anunciadas pelo Presidente da República em 13 de março, dois dias depois de o parlamento chumbar uma moção de confiança ao Governo e que ditou a demissão do Governo PSD/CDS-PP.

Debates

A pouco mais de um mês das eleições, começam os debates televisivos que arrancam hoje com os primeiros frente-a-frente entre os líderes da AD e do PCP, na TVI, e entre Chega e PAN, na RTP-3.

O debate entre Luís Montenegro e Paulo Raimundo está marcado para as 21:00 e o confronto de André Ventura com Inês Sousa Real para uma hora mais tarde.

Este será o pontapé de saída para uma série de 27 frente-a-frente entre as forças políticas com representação parlamentar que terminará três semanas depois, a 28 de abril, com o derradeiro debate entre Luís Montenegro e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

A estes, acrescem dois debates a realizar na RTP, com todos os partidos com e sem assento parlamentar (a 06 e 08 de maio, respetivamente) e outro organizado pelas rádios Antena1, Observador, Renascença e TSF com os líderes dos partidos representados na Assembleia da República na manhã de 05 de maio, já durante a campanha oficial, que decorre entre 04 e 16 desse mês.

A organização dos debates televisivos ficou marcada pela polémica à volta da posição da coligação PSD/CDS-PP de que o primeiro-ministro Luís Montenegro não participará nos frente-a-frente com BE, Livre e PAN, sendo a AD representada pelo presidente dos democratas-cristãos, Nuno Melo, partido que elegeu dois deputados integrado na coligação pré-eleitoral.

O Livre apresentou queixa na Comissão Nacional de Eleições e na Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra PSD, RTP, SIC e TVI sobre o modelo de debates televisivos, considerando que viola o princípio da igualdade e do tratamento equitativo das várias candidaturas.

Já o BE informou as direções das televisões que se fará representar no debate com o presidente do CDS-PP, previsto para 16 de abril na RTP1, por “um dos cabeças de lista”, reiterando a disponibilidade da coordenadora Mariana Mortágua para debater com Luís Montenegro.

No sábado, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) interpôs uma providência cautelar junto do Tribunal Cível de Lisboa a exigir a sua inclusão nos debates televisivos da campanha para as legislativas, considerando que não existe igualdade de tratamento.

Todos os debates terão a duração de 30 minutos (25 minutos para os dois intervenientes, mais cinco minutos de tolerância), à exceção do último entre Montenegro e Pedro Nuno Santos, com 75 minutos e transmissão simultânea pelos três canais generalistas.

Na terça-feira, será o primeiro debate do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, com Mariana Mortágua na SIC.

O confronto entre Montenegro e Ventura está marcado para 24 de abril, na SIC, enquanto o frente-a-frente de Pedro Nuno Santos com o líder do Chega será a 15 de abril, na TVI.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já considerou que os debates televisivos na pré-campanha para as legislativas podem ser decisivos nas próximas eleições.

Há um ano, de acordo com a análise da Universal McCann (UM), agência de meios do grupo Mediabrands, os debates transmitidos em canal aberto antes das legislativas antecipadas de 10 de março registaram uma “diminuição das audiências” face a 2022, enquanto nos de informação houve “um aumento do interesse”.

O debate com mais audiência foi o frente-a-frente entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, transmitido em direto nos três canais generalistas e nos canais de informação (RTP3, SIC Notícias e CNN Portugal), que foi “visto por mais de 2,6 milhões de portugueses, a que correspondeu um ‘share’ total de 55,8%”.

Entre os mais vistos, seguiram-se os debates entre André Ventura e Pedro Nuno Santos e os de Luís Montenegro com Mariana Mortágua e com Rui Rocha, todos com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores.

pub
 Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Legislativas: listas entregues no tribunal e ordem no boletim de votos é conhecida esta terça-feira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar