Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Está aprovada a lista de deputados do PS pelo Círculo eleitoral de Viseu com Elza Pais a repetir a liderança. A lista completa foi aprovada na noite de quarta-feira pela Comissão Política Nacional. Em segundo lugar está Armando Mourisco, presidente da Federação Distrital e da Câmara de Cinfães (onde termina este ano o mandato), seguindo-se João Paulo Rebelo que em 2024 integrou a lista por Setúbal.
Na quarta posição está Milene Matos, de Tondela, Seguindo-se Ana Catarina Rocha, Lamego, e Gonçalo Ginestal (Viseu). Em sétimo e oitavo lugar estão, respectivamente, Mariana Borges e Fátima Lopes.
Com a indicação por parte do secretário-geral, Pedro Nuno Santos, de Elza Pais para liderar a lista por Viseu, o nome de Sofia Pereira, a jovem de Lamego que recentemente foi eleita secretária-geral da Juventude Socialista, passou para número dois na lista de candidatos pelo círculo do Porto.
Nas eleições legislativas de 2024, o PS elegeu três deputados, tantos como o PSD que para o ato eleitoral de 18 de maio volta a repetir, quase na íntegra, a lista apresentada há um ano. A novidade é a entrada de Bruno Faria, eleito recentemente presidente da Distrital da JS, em oitavo da lista. O sétimo lugar está destino ao nome que o CDS vai apresentar e que no ano passado foi ocupado por Hélder Amaral.
Tal como o Jornal do Centro já tinha avançado, Leitão Amaro volta a liderar a lista. O atual ministro da Presidência repete, assim, o lugar que a Comissão Distrital e Nacional acordaram por unanimidade. Segue-se Pedro Alves, Inês Domingos e Carlos Silva Santiago. Em quinto lugar está o ainda secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e em sexto Isabel Fernandes.
Nas restantes forças partidária, a CDU repete Alexandre Hoffmann, o Bloco de Esquerda apresenta David Santos, a IL avança com Antas de Barros e o Chega com Bernardo Pessanha.
Em 2023, a AD ficou à frente no distrito de Viseu com 36, 36 pro cento dos votos (76.927), enquanto que o PS teve 27,45% (58.077), elegendo também três deputados. O Chega foi a terceira força partidária mais votada (19,45 por cento e 41.159 votos absolutos) coma eleição de dois deputados, enquanto que o ADN apareceu em quarto lugar com 6.615 votos.
Também se repete como cabeça de lista José Cesário pelo Círculo Fora da Europa.
As listas são apresentadas até 7 de abril nos tribunais das respectivas comarcas.