Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
As eleições para o Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) vão decorrer com apenas uma lista, encabeçada pelo atual presidente do IPV, José Costa. As eleições acontecem dia 21 de março, nas quais será decidido o Conselho Geral do IPV.
Este conselho é o órgão máximo da instituição de ensino e tem o poder de eleger o próximo presidente do Instituo Politécnico de Viseu, além de poder aprovar as estratégias tanto a nível científico como pedagógico e financeiro. A este conselho presidem 16 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes e nove personalidades externas de diversas áreas.
De acordo com o regulamento, explicou fonte do IPV ao Jornal do Centro, a tomada de posse do presidente deve ocorrer cerca de 60 dias antes do período de quatro anos, o que coincidiria com o mês de julho – José Costa tomou posse em setembro de 2021. Contudo, visto esta altura ser de férias letivas, o processo eleitoral será adiantado e realizado durante o mês de maio, para que o novo presidente tome posse no início de Junho.
Sob o mote “Incluir+, Participar +, Valorizar+”, a lista “A”, apresentada para as próximas eleições, pretende assim “dar continuidade ao trabalho desenvolvido desde 2021”. Além disso, lista assume ser esta uma recandidatura que “reafirma o seu compromisso com uma governação participativa e um IPV cada vez mais forte e reconhecido”.
“É com entusiasmo que apresento os colegas que integram esta equipa, cuja dedicação e experiência serão determinantes para os desafios do próximo quadriénio”, afirmou o mandatário da lista, Joaquim Antunes. O mandatário da lista “A” esclareceu que “brevemente” será apresentado o programa para o quadriénio 2025-2029, com as propostas e objetivos desta candidatura.
Na listam constam nomes como Helena Maria Vala Correia, professora coordenadora na Escola Superior Agrária de Viseu, João Manuel Marques, professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu ou ainda Miguel Ângelo Mota, professor adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.