Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Os fálgaros de Sernancelhe são o mote do livro que será apresentado este sábado (3 de fevereiro) na igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa do Carregal.
A iguaria secular, criada naquele convento, é uma das mais típicas do concelho de Sernancelhe e a sua história e identidade serão contadas na obra assinada pelo historiador Alberto Correia. “Fálgaro, um Manjar Conventual” é o nome do livro que será apresentado pelas 15h30 de sábado.
A apresentação ficará a cargo de Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu Alberto Sampaio, do Paço dos Duques e do Castelo de Guimarães.
O programa conta também com um momento musical da Banda Musical 81 de Ferreirim e com a presença de várias personalidades, entre elas o presidente da Junta de Freguesia de Carregal, Vítor Rebelo, e o proprietário do Convento de Nossa Senhora da Assunção, Luís Mergulhão.
No final haverá uma degustação de fálgaros para todos os presentes. Sabe-se muito pouco da origem da palavra “fálgaro”, mas o bolo nasceu no interior do Convento de Nossa Senhora da Assunção, mosteiro que ficou conhecido pela ligação à Ordem de Cister.