A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A escola de dança Lugar Presente, de Viseu, vai atuar este sábado (7 de setembro) na ACERT, em Tondela com três coreografias: “Revolução” de Mariana Silva, “Âmago” de Daniela Cruz e Joana Providência e “Offcut” de São Castro e António Cabrita.
“Revolução” inspira-se em “Grândola, Vila Morena” de Zeca Afonso para, através do movimento e da música, retratar a transição para a liberdade e recordar a Revolução dos Cravos, ocorrida há 50 anos.
Já “Âmago”, estreada este ano no festival Lugar Futuro em Viseu, tem como ponto de partida o documentário “O Tempo e o Modo”, sobre o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de obras como “As Veias Abertas da América Latina”.
E “Offcut” foi criado durante as aulas de Atelier Coreográfico no Lugar Presente, em que, a partir de materiais e conceitos criados e explorados durante as aulas, foram “escolhidos, fragmentados, reconstruídos e reutilizados movimentos e frases coreográficas, onde cada gesto, cada intenção foram redefinidos, à medida que a convergência dos corpos das alunas, proporcionava um novo propósito e significado a cada ação”.
O trabalho foi inspirado “pelo constante reaproveitamento de cada pequeno gesto ou retalho de movimento, realçando a sua capacidade de se recontextualizar, ganhando uma nova dimensão e destaque”.
A apresentação está marcada para as 21h30 deste sábado.