No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
As seniores femininas de andebol do Lusitano Futebol Clube Vildemoinhos golearam este sábado a equipa “B” da Academia de Andebol de São Pedro do Sul, na décima jornada do campeonato. No final, a equipa trambela conseguiu marcar 52 golos, tendo sofrido apenas 10 por parte das visitantes.
Ao intervalo, o resultado mostrava-se já dilatado, com 29 golos contra 4 das sampedrenses no fim da primeira parte. Já na segunda metade do jogo, um parcial de 23-6 permitiu à equipa do Lusitano uma maior troca das atletas, ainda que a exigência do treinador, João Dias, não tenha diminuído.
Se este sábado o resultado favorável para as trambelas foi mais fácil de alcançar, tal não vai ser, em teoria, o mesmo caso no domingo, 16 de fevereiro. Isto porque o Lusitano FCV defronta o Benfica nos 16 avos da Taça de Portugal, uma equipa que está não apenas duas divisões acima das viseenses, como lidera a Primeira Divisão de andebol.
Não foi, contudo, a pensar no jogo de amanhã que João Dias encarou a partida contra a equipa de São Pedro do Sul. “Hoje era um jogo importante para nós, era um jogo do campeonato e foi para isso que nós nos focámos”, começou por dizer o treinador ao Jornal do Centro. “Foi um jogo importante para nós percebermos que evoluímos, pela comparação com o jogo da primeira volta e aí nota-se uma evolução importante”, continuou.
Para o jogo da prova rainha, o que João Dias espera das suas atletas é que estas sejam capazes de “entregar a filosofia do Lusitano e de mostrar ao público e aos escalões de formação a vontade que temos de sentir o clube e de lutar por um objetivo”. Do lado benfiquista, o leque de atletas altas, rápidas e em excelente forma física são prova do que melhor se faz no andebol feminino em Portugal, mas mesmo isso não significa que a equipa orientada por João Dias não seja capaz de levar as suas próprias armas para dentro do campo.
“O nosso foco a nível defensivo vai ser estar muito coesas”, explicou o técnico. “Tentar eliminar as vantagens do Benfica”. Já no ataque, esclareceu, o objetivo passa por mostrar agressividade, vontade e por “tentar entrar o máximo possível e finalizar o melhor possível”. A palavra de ordem para o jogo de amanhã é, do lado do Lusitano, “entrega”. “No fundo é tentar fazer o nosso melhor”, concluiu o técnico trambelo.
O jogo deste sábado, a contar para a Segunda Divisão Feminina, teve início às 18h30, e contou com cerca de uma centena de adeptos que se reuniram no pavilhão do Fontelo. A partida de amanhã frente ao Benfica realiza-se no mesmo pavilhão e tem início marcado para as 17h00.