Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação relativos ao ano letivo de 2022/2023 revelam um aumento da taxa de retenção e desistência em todos os níveis de ensino a nível nacional. No entanto, o distrito de Viseu apresentou, em média, melhores resultados do que o país, com taxas de retenção mais baixas e percursos de sucesso acima da média nacional, sobretudo no 1.º e 2.º ciclos.
No 1.º ciclo, a taxa de retenção ou desistência no distrito foi de 1% no 3.º e 4.º anos, e de 4% no 2.º ano – igual à média nacional nesse ano. Já os percursos de sucesso em Viseu atingiram 94%, face aos 91% a nível nacional.
No 2.º ciclo, as taxas de retenção no distrito foram de 1% no 5.º ano e 2% no 6.º, contra 3% e 4% a nível nacional, respetivamente. A percentagem de alunos que concluíram o ciclo nos dois anos previstos foi de 98%, superior à média nacional de 96%.
No 3.º ciclo, Viseu apresentou uma taxa de sucesso de 91%, acima dos 88% registados no país.
Apesar do bom desempenho nos primeiros ciclos, no ensino secundário o cenário é mais diversificado. A Escola Básica e Secundária de São João da Pesqueira encontra-se entre as dez piores do país em termos de percentagem de alunos que concluem os cursos científico-humanísticos em três anos, com apenas 52% de sucesso.
A nível nacional, 77% dos alunos concluíram o ensino secundário em três anos, o que representa um retrocesso face ao ano anterior, em que essa percentagem foi de 80%. A taxa de transição ou conclusão nacional no secundário fixou-se nos 90,2%.
São Pedro do Sul: 99% dos alunos concluíram o 1.º ciclo em quatro anos e 97% o 3.º ciclo em três anos.
Santa Comba Dão: 97% dos alunos concluíram o 1.º ciclo em quatro anos e 95% o 3.º ciclo.
Resende: 96% dos alunos terminaram o 1.º ciclo e 100% o 3.º ciclo nos prazos previstos.
Sátão: 98% no 1.º ciclo e 94% no 3.º ciclo.
Lamego: 96% no 1.º ciclo e 93% no 3.º ciclo.
Mangualde: Apenas 87% concluíram o 1.º ciclo em quatro anos; 83% concluíram o 3.º ciclo em três anos.
Carregal do Sal: 90% no 1.º ciclo; apenas 70% dos alunos completaram o 3.º ciclo em três anos, significativamente abaixo da média nacional (87%).
São João da Pesqueira: 94% de sucesso no 1.º ciclo; 69% no 3.º ciclo, também abaixo da média nacional (82%).
Vila Nova de Paiva: 79% de sucesso no 1.º ciclo, face à média nacional de 85%.
Os dados revelam que, apesar de um aumento geral do insucesso escolar a nível nacional, o distrito de Viseu mostra um desempenho globalmente positivo, especialmente nos primeiros dois ciclos do ensino básico. Contudo, existem disparidades entre municípios, com alguns a destacarem-se pelo sucesso e outros a surgirem entre os piores do país.