A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
São mais 36 quilómetros de novas ciclovias e 100 bicicletas que podem ser partilhadas pelos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. A candidatura no valor de cinco milhões de euros foi aprovada, anunciou a CIM, um projeto que integra também a criação de uma plataforma de mobilidade que integra os transportes públicos e transporte flexível.
“Esta candidatura, que vimos agora ser aprovada, surge no âmbito da aposta clara da CIM Viseu Dão Lafões na mobilidade suave e sustentável. Parte de um princípio muito claro: queremos promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte poluente individual e, ao mesmo tempo, queremos criar condições favoráveis para a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte preferencial pelos nossos cidadãos”, sublinha Fernando Ruas, presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
“As alterações climáticas exigem de todas as entidades um esforço acrescido na descarbonização do território. Este plano, que tem um especial enfoque no transporte nas zonas urbanas, está na linha das melhores práticas internacionais a este nível e traz às populações evidentes vantagens ambientais, sociais e económicas”, acrescenta o autarca.
A candidatura “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões” prevê a execução de vários projetos conjuntos, a executar entre esta Comunidade e as autarquias que a compõem. Entre esses projetos, destaca-se, então, o Sistema Público de Bicicletas Partilhadas, que chegará aos municípios e será executado pela CIM.
Está prevista a disponibilização aos munícipes de mais de uma centena de bicicletas, com uma distribuição suportada por 37 estações e 235 docas de estacionamento. Engloba ainda a criação de 36 quilómetros de novas ciclovias e vias pedonais, no perímetro urbano dos municípios, a executar pelas autarquias.
Esta iniciativa surge no âmbito da mobilidade suave e é uma das medidas que constam do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do programa operacional Centro 2020.
O PAMUS contempla ainda, também a executar pela CIM, a implementação de uma Plataforma de Mobilidade de suporte à operação e gestão da mobilidade no território, incluindo os transportes públicos e transporte flexível, assim como a integração de todas as soluções de mobilidade do território, numa aplicação móvel destinada ao cidadão.
Segundo a CIM, o investimento ascende a 4,98 milhões de euros e beneficiará de uma comparticipação de 4,23 milhões proveniente de fundos comunitários.
O PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é mais uma iniciativa no âmbito da mobilidade na região Viseu Dão Lafões. No passado mês de julho, a CIM Viseu Dão Lafões alargou o alcance do projeto de transporte flexível a pedido IR e VIR, um serviço que possibilita aos utentes deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.