Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Começa esta sexta-feira (25 de outubro) mais uma edição da Festa da Castanha em Sernancelhe. O evento conta com mais de 100 expositores e decorre até domingo (dia 27) no Exposalão da vila. O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, vai estar na abertura do certame.
Além da castanha que constitui o principal produto da economia local, o evento também assinala os 900 anos do foral de Sernancelhe, a 12.ª terra mais antiga de Portugal.
A programação conta com as atuações de Augusto Canário, Liliana Oliveira com Coração Minhoto e Elsa Gomes & Dr. Rex, entre outras.
Esta sexta-feira, a feira começa às 18h00 com a abertura oficial presidida pelo ministro da Agricultura, seguida de uma visita aos stands. Às 19h30, começa a primeira atuação do evento com Ricardo Rocha, músico do projeto Adfectus. Pelas 20h00, arranca a sessão de showcooking “Sabores de Outono”.
Às 21h00, vai haver fado à desgarrada com Augusto Canário, Borguinha de Braga, Naty Vieira e Cristiana Sá. Uma hora mais tarde, a música popular e as gaitadas vão ser tocadas pelo grupo Arribamonte.
No sábado (26 de outubro), o dia começa às 09h30 com a Rota da Castanha e do Castanheiro, que inclui trail e caminhada. Já pelas 10h00, o Auditório Municipal recebe a cerimónia evocativa dos 900 anos do foral de Sernancelhe e, a partir das 10h30, decorrem os concursos da Melhor Castanha DOP – Soutos da Lapa e do Melhor Doce de Castanha.
Às 11h00, há mais um showcooking com a participação de alunos da Escola Profissional de Sernancelhe (Esproser), “Paladares da Castanha”. A tarde começa com música através dos tocadores de concertina e animadores de rua.
A animação é garantida pelo grupo de concertinas Amigos de Riodades, pelos Bombos da Veiga, pelo Rancho Folclórico Terra da Castanha e pelo Grupo Etnográfico Português d’Evionnaz (Suíça). Às 17h00, começa mais um concerto de fado à desgarrada com Américo de Castro Daire, Liliana Mateus e Liliana Oliveira. A noite será preenchida com as atuações de Liliana Oliveira com Coração Minhoto (20h00) e de Elsa Gomes & Dr. Rex (22h00).
No domingo, decorre a partir das 09h00 o 16.º Passeio BTT Rota da Castanha e do Castanheiro. A animação do último dia da Festa da Castanha começa às 13h00 com o grupo feminino Girafoles. A partir das 14h00, regressam os tocadores de concertina e a animação de rua, bem como o fado à desgarrada.
O grupo de concertinas Vale do Távora, as Quinas de Sernancelhe, o grupo de música tradicional Malamados, o Rancho Folclórico de Arnas e o fado beirão com Américo Silva, Maria do Carmo e Valter Santos vão atuar durante a tarde. Às 18h00, o chef Fábio Bernardino faz a última sessão de showcooking, “Sabores com Castanha”. A feira encerra às 21h00.