Mais de 150 bicicletas foram colocadas à disposição nos espaços urbanos dos concelhos da região Viseu Dão Lafões, no âmbito do projeto-piloto “bora!”, que foi hoje apresentado.
Com o novo sistema público de bicicletas partilhadas – que estão disponíveis em 245 docas e 39 estações localizadas nos 14 municípios – a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões quer promover hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para uma mobilidade mais sustentável.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, afirmou que as bicicletas têm uma utilização muito fácil, que será gratuita durante os primeiros 60 dias, para que se perceba como foi recebido este projeto em cada concelho.
Em função do que acontecer neste período, a CIM “tomará decisões”, afirmou o responsável, avançando que está previsto o alargamento deste projeto.
Segundo Nuno Martinho, inicialmente há necessidade de um registo do utilizador num dos balcões de atendimento dos municípios, mas depois as 153 bicicletas poderão ser utilizadas através de um cartão ou de uma aplicação para telemóvel, que as desbloqueiam das docas.
A CIM espera que, ao reforçar a oferta de opções de mobilidade suave, o projeto “bora!” venha a induzir mudanças ao nível da circulação viária nas zonas urbanas.
O presidente da CIM e também da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, frisou a importância de “aliviar o trânsito” e dar oportunidade às pessoas de “usarem outros meios de transporte, mais ecológicos”, até porque, se “não há planeta alternativo”, a solução passa por “tratar melhor deste”.
O autarca social-democrata considerou que este projeto reforça a coesão dentro do território da CIM, ao envolver todos os municípios.
Nuno Martinho lembrou que este projeto, resultante de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro e que incluiu quer a componente do sistema público de bicicletas partilhadas, quer a da construção de ciclovias (mais de 35 quilómetros), teve como objetivo criar uma rede intermunicipal que abrangesse todo o território.
O custo total foi de 5,1 milhões de euros, sendo 4,3 milhões de euros provenientes de fundos comunitários.
A rede “bora!” funcionará todos os dias, entre as 08:00 e as 20:00. Cada utilização terá o período máximo de uma hora (e dentro do perímetro urbano do concelho em que foi levantada), após a qual a bicicleta deve ser devolvida num dos parques.