Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
Trinta e um por cento dos utentes das urgências do Hospital de Viseu nos últimos dois meses de 2024 foram referenciados pela linha SNS24, após a implementação do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”.
A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) fala numa inversão da tendência, já que, antes do arranque da iniciativa promovida pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apenas seis por cento dos atendimentos na urgência eram de doentes referenciados pela linha telefónica do serviço público de saúde.
Os restantes utentes foram referenciados por outras vias, incluindo INEM e centros de saúde. Também segundo a ULS Viseu Dão Lafões, houve menos episódios de urgência em comparação com 2023.
Assim, de 24 de outubro a 25 de dezembro de 2024, foram contabilizados 26.425 episódios, uma redução face ao período homólogo de 2023 (28.274 episódios). A ULSVDL destacou, sobretudo, a diminuição de episódios de urgência triados com a cor verde (situações menos urgentes), que caíram 25,6 por cento face a 2023.
A redução dos episódios deve-se principalmente aos atendimentos nos centros de saúde e às outras referenciações do SNS.
O “Ligue Antes, Salve Vidas” entrou em funcionamento na ULS Viseu Dão Lafões no final de outubro.
O projeto, lançado em maio de 2023 pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), visa otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade, garantindo o encaminhamento para o serviço mais adequado em tempo útil e com a melhor qualidade de cuidados.