Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
Mais de três centenas de pessoas vão estar em Penalva do Castelo, nos dias 27 e 28 de outubro, no 12.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo.
No evento, que junta produtores, técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, os participantes vão discutir temas como o mirtilo no mercado europeu, a utilização de novas tecnologias no contexto agrícola, a gestão da água, o melhoramento de plantas e a organização e concentração da produção.
O encontro realiza-se em dois dias, sendo que o primeiro vai ser preenchido com um ciclo de palestras, debates e expositores. O segundo dia será realizado num centro de seleção e embalamento de fruta, onde decorrerão demonstrações, apresentações técnicas e momentos de networking (criação de contactos).
“O crescimento do número de produtores e da área instalada de mirtilos em Portugal, bem como o perfil dos produtores, jovens qualificados com interesse em trocar experiências, debater ideias e encontrar soluções para as suas explorações, acompanhando as melhores práticas agrícolas, tem permitido atrair para o evento cada vez mais participantes”, sublinha a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), que promove o encontro.
Este ano, o evento conta com a “maior participação de oradores internacionais”, juntando especialistas dos Estados Unidos da América, Marrocos e Itália, além de vários investigadores, comercializadores e produtores nacionais.
O encontro é organizado pela ANPM e por produtores da região através da NBerry, com o apoio da Câmara de Penalva do Castelo e em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.