A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O que é que os visitantes podem encontrar nesta edição da Feira dos Santos?
A Feira dos Santos é um dos principais eventos que temos em Mangualde. Este ano, mais uma vez, oferecemos aos visitantes o melhor que temos em termos de gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, máquinas agrícolas e indústria. Damos destaque às nossas tradicionais febras e torresmos, que dão identidade a este certame.
A origem do nome tem alguma relação com o facto de se realizar no dia de Todos os Santos ?
É curioso, pois muita gente pensa que sim. Lamento desiludir, mas não (risos).
A Feira dos Santos realiza-se sempre no primeiro fim de semana de novembro. Ocasionalmente, como ocorre este ano, ela coincide com o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, mas nem sempre é assim.
A Feira dos Santos é também muito conhecida como a feira das febras. Há muitos anos esta feira era um ponto de comércio dos produtores de carne. Havia essa tradição, que foi crescendo ao longo dos anos e acabou por se transformar nesta grande feira que é hoje, modernizando-se com o passar do tempo.
Essa modernização que fala…o que mudou na feira?
A feira tem mais de 300 anos. Aquela que era uma feira muito tradicional, acabou por se modernizar ao longo dos tempos. Hoje é uma feira que não está só direcionada às febras e aos torresmos, mas também é um certame onde o setor empresarial e turístico, acaba por aproveitar a oportunidade para mostrar aquilo que de melhor se faz no concelho.
Temos vários setores representados na feira que são fruto dessa evolução. Até aos dias de hoje, a feira tem representado também o setor motor e o dos transportes. Mangualde é muito conhecido e falado pelo ser envolvimento nos setores de transportes, quer do automóvel, mas também de transportes logísticos.
Temos também o setor primário, representando na AgroMangualde, que tem vindo a estar presente nos últimos anos na feira, evidenciando a forte ligação ao setor da pastorícia.
Nós estamos inseridos em várias regiões demarcadas, duas das quais muito próximas, o queijo serra da estrela e o vinho do dão. É muito importante valorizar esses produtos e são também enaltecidos na feira.
Como está organizada esta edição? Quantos feirantes vão estar presentes?
Nós não quisemos perder a essência natural da feira que é através das tendas e dos feirantes. É uma identidade que não queremos perder pois faz parte daquela que é a nossa matriz da feira, a nossa tradição, a nossa cultura. Este ano temos mais de 400 feirantes.
A feira continua a seguir os moldes com tendas das feiras tradicionais, mas decidimos modernizar noutro sectores. A restauração vai estar em tendas específicas com todas as condições necessárias tanto para os seus trabalhadores como para os visitantes poderem degustar aquilo que de melhor temos. Nessa área, garantimos que não faltam as febras, os torresmos, os nossos enchidos, o nosso requeijão, o queijo, a nossa doçaria, os frutos secos… estas marcas que fazem esta feira ser tão nossa.
Contamos também com a representação e participação das forças do concelho. Várias associações e entidades associativas, culturais e desportivas aproveitam a feira para promover e valorizar aquilo que de bom fazem ao longo do ano.
Quantos visitantes são esperados na feira?
Esperamos mais de 50.000 pessoas este fim de semana em Mangualde. A feira é realizada no coração da cidade, faz parte da essência da própria. No ano passado não foi um dos melhores anos porque houve muita chuva e muito vento. Mas não temos mesmo condições para colocar tanta gente num espaço fechado. Resta esperar que não chova.
A nível económico, qual o impacto no concelho?
Ainda não temos bem a noção de valores exatos, mas o impacto económico é muito elevado. É um grande boom para o alojamento local, está completamente lotado. Acreditamos que essas milhares de pessoas que vêm conhecer o nosso concelho no próximo fim de semana, vão aproveitar a oportunidade para conhecer o nosso comércio local e investir em produtos da nossa região .
As celebrações já começaram com a Feira dos Santos à mesa…
Pela primeira vez, decidimos antecipar a Feira de Santos à Mesa. Costumava ser realizada no fim de semana da Feira dos Santos, mas este ano realizou-se no fim de semana anterior pois percebemos que é mais vantajoso para a restauração local.
É uma atividade que pretende incentivar os restaurantes do concelho a servir refeições alusivas ao evento, como as febras e os torresmos. Uma iniciativa com o objetivo de valorizar a nossa gastronomia, a cultura. Temos de dar valor ao que é nosso, e divulgar a nossa identidade.
Além da gastronomia, que atrações a Feira oferece?
A feira abre sexta-feira, dia 1, a partir das 18:30, no nosso Mercado Municipal, com a presença do Presidente do Turismo Centro de Portugal. Depois dessa cerimónia oficial, haverá um momento de apresentação dos nossos produtos endógenos aos visitantes, e a animação vai durar a noite inteira.
Temos algumas novidades na feira, como um espaço intitulado “Conversas com Sabor”, onde vamos convidar todos a discutir temas relacionados com a valorização dos nossos produtos.
Achamos muito importante ter a presença de uma estação de televisão connosco, pois isso serve como uma montra para os nossos produtos e também como uma forma de chegar aos nossos emigrantes, que, infelizmente, não conseguem estar presentes.
Temos muito orgulho neste certame. Não é só uma feira local, nacional, mas tem se internacionalizado. Ao longo dos anos, o caminho que temos percorrido é muito positivo. A prioridade continua a ser as gentes de Mangualde, mas queremos chegar a todo o país e mundo.
Porque é que devem sair de casa e ir até Mangualde neste fim de semana?
Espero que o tempo seja nosso amigo e que todos possam no próximo fim de semana vir a Mangualde aproveitar a oportunidade de degustar os nossos produtos icônicos. Convido todos a conhecer a nossa doçaria, os nossos pasteis feijão, que são os melhores do mundo. Venham provar os nossos torresmos, as nossas febras.
É uma oportunidade para ser divertirem, proporcionar encontros com amigos e família num espaço atrativo. Garanto também que a animação vai ser muita.