“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
O Município de Mangualde lança a quarta edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) este sábado, 1 de março. Até ao final do mês de abril, pode apresentar as suas propostas, ou através da plataforma, ou nas Assembleias Participativas.
Podem participar no OPJ “todos os jovens e/ ou grupos de estudantes matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, com idades entre os 12 e os 29 anos”, segundo o município.
O presidente da Câmara, Marco Almeida diz que se trata “de um incentivo à participação cívica que lançámos em 2021 e que decidimos manter por entendemos que é uma ferramenta fundamental para promover a participação ativa dos jovens na construção do futuro do nosso concelho”.
O autarca afirma estar convicto de que “ao ser dada voz às novas gerações é dado um enorme contributo para fortalecer a cidadania”. “Incentivamos o envolvimento dos jovens – os líderes de amanhã – nas decisões que afetam a comunidade. Acreditamos que a juventude tem ideias inovadoras e soluções criativas que podem fazer a diferença, pelo que é nossa obrigação valorizar as propostas, tornando-as em sonhos reais”, afirma Marco Almeida.
O custo de execução dos projetos não pode ultrapassar os dez mil euros. Os projetos devem estar enquadrados nas áreas de Cultura, Recreio e Lazer; Educação e Juventude; Desporto; Espaço Público e Espaços Verdes; Energia; Higiene Urbana; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Inovação e Empreendedorismo.
As propostas vão estar a votação entre os dias 1 e 31 de julho. A 15 de agosto são conhecidos os vencedores.