A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Covas do Monte, São Pedro do Sul, a vida segue o…
A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A organização da Feira de São Mateus acrescenta mais um nome ao cartaz desta 633ª edição, desta vez em homenagem a Marco Paulo. O grupo “Para Sempre MARCO” sobe ao palco a 15 de agosto, em Viseu.
É a primeira vez que este grupo atua na Feira de São Mateus, um projeto que homenageia o “maravilhoso coração” do artista, bem como a sua “grande obra”.
O grupo “Para Sempre MARCO” junta-se a nomes como Matias Damásio (8 de agosto), Miguel Araújo (23 de agosto), Carolina de Deus a 26 de agosto e João Só no dia 16 de setembro.
Marco Paulo morreu em outubro do ano passado e subiu ao palco da Feira de São Mateus pela última vez em 2017. Nesse ano, o Jornal do Centro esteve ‘de pedra e cal’ em todos os dias de Feira com stand instalado. Foram vários aqueles que bem cedo aguardavam lugar frente ao palco. Há dez anos que a Feira Franca não recebia Marco Paulo num palco que, nos anos 80, o recebeu sob protesto.
Numa crónica assinada no Jornal do Centro, Joaquim Alexandre Rodrigues lembrou que “houve uma tentativa de cancelamento de Marco Paulo”. “Como “forma de luta”, os contestatários começaram a atirar moedas contra aquele vozeirão e os seus músicos, um dilúvio metálico, os mais abonados atiravam mesmo moedas de 25 escudos, bem grandes e pesadas”, recordou o ‘Olho de Gato’ no texto assinado a 23 de setembro de 2023.
Joaquim Alexandre Rodrigues lembrou na crónica que “Marco Paulo, um profissional a sério, não vacilou, continuou a cantar e a abanar os caracóis, não parou de baldear o microfone de uma mão para a outra e de afirmar os seus dois amores que em nada eram iguais”. A crónica pode também ser escutada neste podcast.
Em 2017 o artista foi duas vezes a Viseu. Em março, numa gala promovida pelo Correio da Manhã, chamada “Viva a Vida”, um Pavilhão Multiusos cheio acolheu Marco Paulo de braços abertos.
O cantor Marco Paulo morreu aos 79 anos. O artista tinha sido diagnosticado com dois cancros, um no pulmão e outro no fígado. Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, o intérprete de êxitos como “Eu tenho dois amores” e “Maravilhoso coração”, nasceu a 21 de janeiro de 1945, em Mourão, no distrito de Évora. Morou em Alenquer, no final dos anos 50 e depois no Barreiro, nos anos 60.
Foram vários os êxitos de Marco Paulo ao longo de 50 anos de carreira. “Joana” e “Amor Sem limite”, que pode escutar aqui, num vídeo gravado nesse concerto da Feira de São Mateus, em 2017, e “Taras e manias”, foram alguns dos temas mais marcantes do percurso artístico de Marco Paulo. O artista recebeu um Disco de Diamante a celebrar mais de um milhão e meio de discos vendidos.