tribunal_justica_2
301021093649ed4d1b652b7da187936fb8135a1a9dffbc9b8dd6
2306211437140f22c844f626729abe82c5789dba0c7b0062a2a9
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…

24.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.01.25

Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…

16.01.25
Home » Notícias » Diário » Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva

Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva

Deslizamento de terras, queda de árvores e outras ocorrências devido ao mau tempo. Região de Viseu Dão Lafões regista mais de 150 situações

Micaela Costa
 Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva
27.01.25
fotografia: Freguesia de São João de Tarouca
partilhar
 Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva
27.01.25
Fotografia: Freguesia de São João de Tarouca
pub
 Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva

A chuva e vento fortes, efeitos da depressão Herminia, fizeram alguns estragos um pouco por todo o distrito de Viseu. Uma das situações que causou maior preocupação foi o desabamento da Estrada Nacional 329, que liga Tarouca e Vila Nova de Paiva, entre Vila Chã do Monte e Espinheiro, e que ocorreu este domingo (26 de janeiro).

O buraco causado pelo mau tempo provocou a queda de uma carrinha de mercadorias. Ao Jornal do Centro, as autoridades informaram que o acidente não causou feridos.

Devido aos estragos, não há previsões para a reabertura da estrada, que se situa no concelho de Moimenta da Beira, estando o desvio a ser feito pela Estrada Municipal (EM) 1039.

A Câmara de Moimenta da Beira já está a tentar encontrar uma solução para resolver esta situação. “Estou no local com a minha equipa técnica e estamos a inteirar-nos da melhor forma de solucionar este problema”, referiu o autarca ao início da manhã à agência Lusa, numa altura em que se registava “um caudal de água enorme”.

Apesar de esta estrada – que liga Tarouca a Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu – estar sob a responsabilidade das autarquias, Paulo Figueiredo contactou a Infraestruturas de Portugal, que colocou os seus serviços técnicos ao dispor da Câmara de Moimenta da Beira.

Ainda na zona norte do distrito, o comando sub-regional de Proteção Civil do Douro deu nota da queda de uma árvore de grande porte na EM 1067, em Avões, no concelho de Lamego.

Já na região do Tâmega e Sousa, há registo da queda de uma árvore, que atingiu vários carros, mas sem causar vítimas em Cinfães.

Na zona de Viseu Dão Lafões, fonte do comando sub-regional adiantou ao Jornal do Centro que nas últimas 24 horas foram registadas 168 ocorrências de diferentes naturezas, entre quedas de árvores, movimento de massas ou inundações.

Apesar do volume de situações, a maioria na região de Lafões, “não houve ocorrências que causassem uma maior preocupação”, disse a mesma fonte.

No concelho de Viseu, nas últimas 24 horas registaram-se 21 ocorrências diretamente relacionadas com o mau tempo, entre as quais seis inundações, cinco cortes ou remoções de elementos em risco de queda, quatro limpezas de vias, três quedas de árvores, uma queda de elementos de construção, um movimento de massas e uma queda de estruturas temporárias.

“São duas dezenas de ocorrências, mas não há danos relevantes e significativos a registar”, disse o coordenador municipal de Proteção Civil e comandante dos Bombeiros Sapadores de Viseu, Rui Nogueira, que acrescentou que “o pico de ocorrências aconteceu no domingo, pelas 19h00 e 23h00”.

Mau tempo sentido em todo o país
Em todo o país, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00h00 e as 07h00 de hoje 64 ocorrências devido à chuva e ao vento fortes, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.

“Entre as 00:00 e as 07:00 tivemos 64 ocorrências, às quais se adicionam as 568 do dia de ontem [domingo] que foram motivadas pelas condições meteorológicas adversas, precipitação e vento”, disse à agência Lusa, Paulo Santos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Paulo Santos, a maioria das ocorrências foram quedas de árvores, deslizamentos de terras, inundações, quedas de estruturas (andaimes e painéis publicitários) e limpezas de via.

“A região mais afetada foi o litoral centro norte com destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu. No que respeita a bacias hidrográficas apelámos à especial atenção para as do Douro, Vouga e Mondego, Águeda e Coimbra. Alertamos a população que ali reside para os cuidados habituais em caso de submersão de vias”, referiu.

Quanto a estradas cortadas, Paulo Santos disse que é uma situação que vai sendo gerida pelos serviços de proteção civil municipais.

A ANEPC elevou o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões centro e norte do país causado pelos efeitos da depressão Herminia, com previsões de chuva persistente, rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, agitação marítima e queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho (o mais elevado de uma escala de quatro) os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga a partir das 12:00 de hoje e até às 09:00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 07 a 08 metros de altura, podendo atingir 14 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 09:00 devido à chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Também devido à chuva, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje e Faro e Setúbal até às 15:00

O Instituto emitiu também aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 18:00 de hoje, para Évora até às 12:00 de hoje, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva

Outras notícias

pub
 Mau tempo abre buraco e provoca queda de carrinha na estrada entre Tarouca e Vila Nova de Paiva

Notícias relacionadas

Procurar