A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
As Caldas da Felgueira, em Nelas, recebem no próximo dia 8 de junho às 18h00 o espetáculo “Memórias Líquidas”, da Binaural Nodar. A instalação itinerante revela a história oral e documental das termas locais.
O espetáculo “Memórias Líquidas” dá vida à história das Caldas da Felgueira juntando elementos poéticos, coreográficos, visuais e sonoros. Inclui ainda excertos de recolhas sonoras e audiovisuais realizadas com a comunidade local desde 2019.
As primeiras referências às águas da Felgueira remontam a 1758, nas “Memórias Paroquiais” encomendadas pelo Marquês de Pombal. Descritas como águas quentes e sulfúreas, foram inicialmente utilizadas para tratar males de estômago e curar feridas dos rebanhos em transumância pela Serra da Estrela.
Ao longo dos séculos, as águas das Caldas da Felgueira foram ganhando notoriedade pelas suas propriedades terapêuticas, desde a cura de doenças de pele até à construção dos primeiros equipamentos termais no século XIX.
O espetáculo está integrado no evento “Águas de Junho”, promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão e pela Câmara de Nelas.