O espaço de arquitetura, em colaboração com a Finstral, organizou mais uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
A freguesia de Lordosa, no concelho de Viseu, prepara-se para acolher a segunda edição do Mercado de Natal, que tem lugar nos dias 6, 7 e 8 de dezembro no espaço do Santo António da Serra. Depois do sucesso registado no ano passado, o evento leva ainda mais animação, com diversas atividades para toda a família, expositores de produtos locais e artesanato, e uma vertente solidária.
O presidente da Junta de Freguesia de Lordosa, José Manuel Pereira, explica ao Jornal do Centro como surgiu esta iniciativa, e destaca que o mercado mensal de produtos locais foi a inspiração para o evento natalício. “Criámos um mercado para os produtores locais, as pessoas que cultivam as suas terras e têm excesso de batata, cebola, nabos, couves, tudo o que seja produtos locais, poderem ir ali vender de mês a mês, o que ajuda nestas economias mais curtas, a não desperdiçar alimentos e a criar algum valor para as famílias vendedoras”. Com o final do ano de 2023 à vista, decidiram personalizar o mês de dezembro e adaptar o Mercado à temática natalícia.
Este ano a situação repete-se: “No ano passado fizemos um Mercado de Natal três dias. Correu muito bem, foi um sucesso e a ideia ficou. Está-se a repetir e espero que se repita mais vezes”, afirma o presidente da Junta de Lordosa.
Para esta edição, as expectativas são elevadas. No ano passado, a adesão surpreendeu os organizadores, mas este ano esperam superar os números. “Pelas estimativas que nós temos e algum feedback, este ano vai ter ainda mais afluência de pessoas. Tivemos muita procura de expositores”, referiu o autarca.
Serão cerca de cinquenta expositores, tanto locais como de outras freguesias do concelho de Viseu. “São locais e pessoas que já vieram de fora, de outras freguesias do concelho de Viseu, que nos procuraram face ao sucesso do ano passado. Pediram para participar e nós acabámos por abrir, para não fechar só à freguesia”.
O programa do evento é recheado de atividades que prometem animar os três dias. Há espetáculos de magia, circo, cantares de Natal, malabarismo e até um espetáculo de fogo.
Para os mais pequenos, o destaque vai para a chegada do Pai Natal, marcada para o dia 7 de dezembro às 15h00, com uma animação que, segundo o presidente da junta, será uma surpresa. “Tem uma casa do Pai Natal para as crianças, as crianças vão ter hipótese de fazer uma carta ao Pai Natal, que depois serão encaminhadas através do CTT”.
A componente solidária também marca presença, com uma caminhada organizada pela Associação Juvenil de Lordosa na manhã de domingo, dia 8. “Os jovens vão organizar uma caminhada de cariz solidário no domingo de manhã, e sei que vão apoiar uma causa solidária de crianças”, explicou José Manuel Pereira.
O Mercado de Natal de Lordosa abre na quarta-feira, dia 6, às 19h30, com uma atuação do grupo “Os Braveses” e o Cantar de Natal pelo AFCR Verde Gaio de Lordosa. Durante o fim de semana, haverá uma zona de comida e bebida.
Pensado para todas as idades, o evento quer reforçar o sucesso da edição anterior nesta quadra festiva.