sevenair avião
academico
Lamego
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Ócios e entreténs

por
Jorge Marques

 O Fim ou o Princípio?
Home » Notícias » Diário » Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu

Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu

pub
 Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu
12.03.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu
21.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub

O Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, vai homenagear os militares em missão no estrangeiro e o capitão Almeida Moreira, considerado uma figura histórica da cidade, nas comemorações deste ano do Dia da Unidade.

A programação foi apresentada nesta segunda-feira (11 de março) pelo comandante do RI14, o coronel Luís Escorrega, que revelou que o tema deste ano é “Viriatos em Missão”, homenageando os mais de três mil militares do regimento que foram destacados ao longo dos anos para missões no estrangeiro.

Entre os países onde foram feitas missões, estão Timor-Leste, Bósnia, Kosovo, Afeganistão, Lituânia, República Centro Africana e Roménia, onde estará em breve uma RI14 em Viseu prepara quinta força nacional que vai sair para a Roménia.

“Neste momento, também temos um módulo Pandur que vai reforçar uma unidade de escalão de companhia que é aprontada pela Brigada de Reação Rápida, composta maioritariamente por paraquedistas que irão para a República Centro Africana”, acrescenta Luís Escorrega.

O comandante destacou ainda a importância da exposição sobre Almeida Moreira, que foi o primeiro diretor do Museu Nacional Grão Vasco e um grande promotor cultural de Viseu no seu tempo. A mostra estará patente no quartel do Exército a partir da próxima terça-feira (19 de março), dia do RI14.

“Almeida Moreira foi uma figura ímpar na história da cidade de Viseu e, se é importante para Viseu, é naturalmente importante para o RI14 não só por aquilo que fez em prol da cidade mas também porque foi um militar que serviu cerca de 11 anos no Regimento”, disse Luís Escorrega.

O comandante acrescentou ainda que fazia todo o sentido o RI14 homenagear Almeida Moreira que, recordou, também “teve um papel muito importante na dinamização cultural das atividades do Regimento”.

A exposição será inaugurada depois da tradicional cerimónia militar, marcada para as 11h00 da próxima terça-feira. Antes, o Dia do RI14 começa com a alvorada festiva dos militares na cidade e pela homenagem a Viriato, das 08h00 às 09h00.

Outra novidade é a mostra que a unidade militar fará no Rossio a partir desta quarta-feira (dia 13), apresentando os meios e as capacidades do Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, equipado com viaturas Pandur, e da força que está a preparar-se para a missão em Roménia.

“O Exército tem feito um esforço grande nos últimos anos no sentido da modernização e da tecnologia e queremos partilhar com a população todos esses esforços nesse domínio”, diz Luís Escorrega.

O programa inclui ainda uma missa nesta quinta-feira (dia 14) na Sé de Viseu, a partir das 11h00 e com a presença do bispo D. António Luciano. No mesmo dia, o Teatro Viriato recebe às 21h00 um concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

Segue-se no domingo (dia 17) a Corrida dos Viriatos, que começa na Cava de Viriato e termina no quartel do RI14 com uma corrida de 11 quilómetros e uma caminhada de 3,5 quilómetros.

A iniciativa terá uma vertente solidária com a entrega de bens alimentares à Refood. Nesta ação que já tem “alguma tradição”, a corrida conta este ano com um “recorde de participação” e um número de inscritos “bastante elevado”, revela Luís Escorrega.

Depois do Dia da Unidade, as comemorações continuam com a campanha de recolha de sangue promovida no dia 26 de março a partir das 10h00 e com o Torneio de Golfe do RI14 a 1 de abril, à mesma hora, no Golfe Montebelo.

“Como é normal, anualmente estas celebrações associam-se a um conjunto de atividades não apenas militares, mas também religiosas, culturais e desportivas no quadro de uma forte ligação à cidade e à região”, frisa o comandante do Regimento de Infantaria 14.

A unidade do Exército celebra o seu dia a 19 de março, data associada ao feito de armas ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial na Flandres (Bélgica), em 1918, no qual uma companhia do RI14 assaltou as trincheiras alemãs, fazendo prisioneiros e capturando material.

 Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu

Outras notícias

pub
 Militares em missão e Almeida Moreira homenageados no Dia do RI14 em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar