A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
O dia da Santa Bárbara (4 de dezembro), conhecida como a padroeira dos mineiros e pedreiros, assinala-se esta quarta-feira com iniciativas em Nelas e Castro Daire.
Em Urgeiriça, no concelho de Nelas, a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) vai assinalar a efeméride hoje (terça-feira, dia 3) e amanhã. Esta noite, a Casa do Pessoal da Urgeiriça recebe às 21h00 um espetáculo com as atuações do Grupo de Cantares dos Ex-Mineiros de Urânio e do Coro Azul de Viseu.
O momento cultural vai ser aproveitado para os ex-mineiros prestarem homenagem a Eugénio Cordeiro, que, como técnico da Administração Regional de Saúde do Centro, trabalhou no Programa de Saúde dos Mineiros, que ajuda a tratar os antigos trabalhadores das minas há 17 anos. Segundo a ATMU, mais de 200 pessoas já morreram com neoplasias malignas que, por sua vez, provocam cancro.
Na quarta-feira, os antigos trabalhadores das minas da Urgeiriça vão reunir em assembleia geral para discutir os assuntos que mais têm afetado a comunidade nos últimos tempos.
Entre eles estão a recuperação ambiental das casas, o alargamento do direito de indemnização aos familiares que morram com neoplasias, a criação do Museu Mineiro e de um memorial às vítimas da exposição radioativa e a reivindicação de um estudo científico sobre a saúde dos ex-mineiros e das suas famílias.
“Tal facto leva a que as ruas da Urgeiriça estejam com faixas pretas de luto, bem como faixas de denúncia da situação. Estas reivindicações fazem parte de resoluções do Bloco de Esquerda e do PS, tendo sido em sede de orçamento apresentado o projeto do BE, o que mereceu a votação de todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do PS e o voto contra do PSD e CDS, o que mostra a força que estas reivindicações começam a ter pelos vários grupos parlamentares”, lembra a ATMU.
Depois da assembleia geral, vai haver às 13h00 um almoço de confraternização que também inclui uma sessão de homenagem a D. Ilídio Leandro, antigo bispo de Viseu que morreu em 2020 e que, antes de ser prelado, foi pároco de Canas de Senhorim, freguesia a que pertence Urgeiriça.
Já em Castro Daire, vai ser celebrada uma missa em honra da figura divina na pedreira da empresa Stoneset, localizada na localidade de Lamas.
A celebração na empresa de granitos, que sofreu danos materiais nos incêndios de setembro, vai decorrer a partir das 15h00. Na eucaristia, vão ser ainda benzidos os capacetes dos pedreiros.
Santa Bárbara é considerada a protetora contra tempestades e trovões, além de padroeira dos mineiros e das pessoas que trabalham com o fogo, devido à presença de raios na sua lenda.