A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
Os ministros da Saúde e da Presidência vão estar esta quarta-feira (4 de dezembro) em Tondela, nos 25 anos da empresa farmacêutica Fresenius Kabi em Portugal.
A companhia, que adquiriu a Labesfal em 2005, vai apresentar na cerimónia de aniversário a expansão da unidade de produção de penicilinas em Santiago de Besteiros. A fábrica, que foi alargada num investimento de mais de 20 milhões de euros, irá receber uma visita inaugural dos dois governantes.
Em comunicado, a Fresenius Kabi explica que a unidade de penicilinas está agora equipada com duas linhas de produção e tem cerca de 6.000 metros quadrados de área. O investimento foi aprovado durante a pandemia da Covid-19 e resultou no aumento da capacidade produtiva da farmacêutica em Tondela.
Antes da visita inaugural, a partir das 15h30, decorre uma conferência comemorativa dos 25 anos da Fresenius Kabi em Portugal onde é abordado o papel da indústria farmacêutica portuguesa nos medicamentos críticos.
O painel da conferência integra membros da Comissão Europeia, nomeadamente representantes da Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), e elementos da Medicines for Europe, da Fresenius e do Infarmed.
“É com grande satisfação e orgulho que vamos celebrar os 25 anos da Fresenius Kabi em Portugal. Este marco representa não apenas a nossa história, mas também o impacto que temos produzido no setor da saúde em Portugal e além-fronteiras”, sublinha o diretor-geral da Fresenius Kabi Portugal, Glenn Luís.
A empresa alemã lembra que tem o maior complexo industrial de produção de medicamentos do país, empregando mais de 850 pessoas em Santiago de Besteiros. A fábrica é vista pela Fresenius Kabi como “um importante motor de desenvolvimento local e nacional, com produção de um portefólio alargado de medicamentos essenciais para o SNS, contribuindo para a autonomia nacional da produção de medicamentos”.
A Fresenius Kabi é um dos maiores exportadores de medicamentos fabricados em Portugal, vendendo para mais de 70 países, especialmente na Europa, Canada, Austrália, América Latina e Ásia, e ainda um dos maiores fornecedores de medicamentos hospitalares em Portugal.
Desde a aquisição da Labesfal, a empresa já investiu 120 milhões de euros para aumentar a capacidade produtiva do complexo industrial em Tondela.