Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
A vila de Aguiar da Beira vai receber no próximo fim de semana (17 a 19 de novembro) o Certame Gastronómico do Míscaro, que traz várias atrações promovendo os produtos típicos e divulgando o potencial micológico e gastronómico do concelho.
Além do míscaro, também não vão faltar a castanha, o queijo, a maçã, os enchidos e o mel, entre outras iguarias. Todos estes produtos vão estar no Mercadinho Agrícola, dinamizado pelas juntas de freguesia e instituições de solidariedade de Aguiar da Beira.
O arranque está agendado para as 16h00 desta sexta-feira. O programa inclui sessões de informação e exposições de cogumelos silvestres e de fotografia, além de um passeio micológico agendado para as 14h30 de sábado e de uma prova de orientação às 15h00 do mesmo dia.
A animação musical é assegurada pelo grupo AS Band na noite de sexta-feira. No sábado, atuam Cláudia Martins & Minhotos Marotos, seguidos do DJ Mikas ao final da noite.
O domingo, último dia do certame, ficará marcado pelo quarto Festival de Folclore do Míscaro às 14h30, pelo magusto comunitário às 17h00 e pelo festival de sopas agendado para as 17h45.
Também no domingo, vai ter lugar o Trail do Míscaro com corrida longa de 25 quilómetros, outra curta de 15 quilómetros e caminhada de 11 quilómetros e o segundo Passeio de Cavalo, com concentração no Largo da Feira Quinzenal às 09h00.
As melhores iguarias confecionadas com o míscaro amarelo poderão ser provas em nove restaurantes de Aguiar da Beira: Cabicanca, A Caldeirinha, Padeiro/Panifex, O Tenreiro, Terreiro de Santa Cruz, Beira Lapa, Beira Serra, Terma’s Park Hotel e Quinta de Santo Estêvão.
A Câmara de Aguiar da Beira sublinha que, com o certame, o objetivo é trazer ao concelho “um dinamismo diferente” e impulsionar a gastronomia local, contribuindo para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.
“Também é pretensão valorizar o património imaterial, demonstrando os saberes e sabores que se guardam na nossa região e que passam de geração em geração, trazendo cada vez mais novidades, sempre com o toque e o gosto que foi deixado por quem ensinou”, acrescenta a autarquia.
A última edição do Certame Gastronómico do Míscaro ocorreu em 2021.