A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Jorge Marques
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego inaugura esta sexta-feira, dia 19, as obras de reconstrução e ampliação do Lar de Idosos de Arneirós. O investimento, superior a 2 milhões e 400 mil euros, é maior em mais de 500 anos de história. A inauguração vai contar com a presença da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
A nova estrutura residencial foi construída no mesmo local da ala mais antiga da instituição, que não respondia às exigências atuais. O lar tem capacidade para 70 utentes, com quartos de diferentes tipologias, aquecimento central e casa de banho privativa.
Foi ainda renovada a lavandaria de apoio e requalificada a envolvente exterior. Também foi criado um novo parque de estacionamento para 20 viaturas. O edifício também respeita as novas normas de segurança contra incêndios.
A empreitada foi financiada por recursos próprios desta Santa Casa e contou com o apoio financeiro do Fundo Rainha D. Leonor, do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0) e do Programa Operacional NORTE 2020.
Com esta intervenção, “os idosos têm agora as condições ideais para a prestação de cuidados de enfermagem e o desenvolvimento de atividades de apoio social que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida”.
“Com este novo investimento, passamos a ser uma referência e um exemplo no setor social da nossa região. O novo lar está melhor preparado para prestar serviços de excelência que proporcionem bem estar físico e psicológico aos nossos utentes, apoiados, claro, pelo trabalho incansável e pela competência dos nossos colaboradores”, afirma o provedor da Santa Casa da Misericórdia, António Carreira.
O Lar de Arneirós disponibiliza aos utentes alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupa, apoio no desempenho das atividades diárias, cuidados de enfermagem e atividades de animação sociocultural.