O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Santa Casa da Misericórdia de Viseu inaugura oficialmente, este sábado (14 de dezembro), o Lar Residência Professor José Ceia, valência que já está a funcionar há mais de três anos.
O lar, com capacidade para acolher 54 utentes, foi construídao no lugar da antiga maternidade da cidade, perto do edifício do antigo Hospital de Viseu (hoje uma pousada). As obras foram concluídas em março de 2021 e o equipamento abriu as portas a 3 de maio do mesmo ano. Em 2022, o projeto foi alvo de uma candidatura ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Em comunicado, a Misericórdia de Viseu explica que o lar representa “uma resposta social dedicada ao acolhimento e cuidado de pessoas idosas, reafirmando o compromisso da Santa Casa em promover o bem-estar e a qualidade de vida na região de Viseu”.
“Este equipamento foi concebido para proporcionar um ambiente de conforto, dignidade e apoio especializado a todos os seus residentes”, acrescenta a instituição.
A cerimónia de inauguração conta com a presença de representantes de instituições locais, entidades governamentais e outros convidados, o que, segundo a Misericórdia, reforça “a relevância deste projeto para a comunidade”.
O Lar Professor José Ceia também representa para a instituição “um marco no trabalho contínuo em prol de quem mais necessita”.