Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
As Obras Sociais e a Santa Casa da Misericórdia de Viseu juntaram-se para promover a formação sobre o cuidado a pessoas com demência.
O curso “Cuidar da Pessoa com Demência: Noções Básicas”, realizado na Misericórdia, pretendeu partilhar conhecimentos para a aplicação da metodologia da Atenção Centrada na Pessoa, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes.
O objetivo da iniciativa passou por “capacitar os participantes com os conhecimentos necessários para apoiar a pessoa com demência quando esta manifesta sintomas psicológicos ou comportamentais, colocando em prática algumas estratégias para diminuir o seu impacto, recorrendo a uma postura empática, à escuta ativa e ao afeto”, referiram as Obras Sociais e a Santa Casa de Viseu.
“E, como não podia deixar de ser, foram ainda trabalhadas as questões da comunicação com a pessoa com demência, sabendo-se o impacto que uma comunicação eficaz pode ter no bem-estar e na melhoria da prestação de apoio/cuidado a pessoas com demência, em qualquer fase da evolução destes quadros clínicos”, acrescentaram as duas entidades.
A formação visou sobretudo os funcionários da Misericórdia de Viseu, instituição que gere várias valências sociais voltadas à terceira idade, e foi dinamizada pelo Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e Outras Demências e pelo Departamento da Formação das Obras Sociais, que salientam que a formação é “um dos pilares para a criação e sustentação de uma comunidade de cuidados na demência”.
As Obras Sociais de Viseu defendem o método dos Cuidados Centrados na Pessoa, que respeita a individualidade e o seguimento do projeto de vida da pessoa além da demência e do seu bem-estar.
Estima-se que, em todo o mundo, mais de 50 milhões de pessoas sofram de algum tipo de demência, estimando-se que possa atingir mais de 152 milhões de cidadãos em 2050. Em Portugal, estima-se que existam mais de 200 mil indivíduos com algum tipo de demência neste momento.