sorteio casas
armando
Sanatório Infantil Caramulo
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
João Martins Casa com Casa

Em Várzea de Calde, o linho era mais do que um ofício:…

10.04.25

Cinco piscinas, um rio sensorial subterrâneo e cascatas dignas de Bali. Tudo…

07.04.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.04.25
carregal_do_sal_camara_2
psd_0
joao azevedo
Home » Notícias » Diário » Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos

Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos

Acordos foram assinados com o Governo esta quinta-feira. Verbas vêm do Plano de Recuperação e Resiliência

pub
 Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos - Jornal do Centro
04.04.25
fotografia: Câmara de Moimenta da Beira
partilhar
 Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos - Jornal do Centro
04.04.25
Fotografia: Câmara de Moimenta da Beira
pub
 Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos - Jornal do Centro

Os municípios de Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço vão receber apoios do Governo para a compra de autocarros elétricos, com verbas no valor de 1,3 milhões de euros. Os protocolos foram assinados esta quinta-feira (3 de abril).

Os financiamentos são apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Câmara de Tabuaço conseguiu um valor elegível de 370.000 euros para a aquisição de um autocarro elétrico e 33.626,19 euros para a instalação do respetivo posto de carregamento, num valor total de 403.626,19 euros.

O executivo da Câmara de Tabuaço diz que o investimento “representa um passo significativo na modernização dos serviços públicos de transporte” no concelho, tornando-o “mais verde, eficiente e sustentável”. A autarquia acrescenta que o novo autocarro elétrico irá “reforçar a oferta de transporte público de passageiros, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética, beneficiando diretamente a população e promovendo uma melhor qualidade de vida no concelho”.

Também a autarquia de Moimenta da Beira vai receber 370 mil euros pela renovação da frota municipal, tendo garantido que a verba vai contribuir para “uma mobilidade mais verde” no concelho. Já Mangualde irá contar com 293.750 euros e Sernancelhe com 270.141,60 euros.

Ao todo, o Governo assinou contratos para a compra de 389 novos autocarros elétricos, com financiamento da reprogramação do PRR, que deverão circular em mais de 70 municípios do continente em 2026.

Segundo o Governo, a compra dos veículos, através do Fundo Ambiental e com a reprogramação de verbas do PRR, pretende “aumentar a frota de autocarros de emissões nulas e expandir a rede de infraestruturas de carregamento e abastecimento em todo o país”.

Os 389 veículos juntam-se a outros 413, cujo concurso foi lançado no ano passado, e têm financiamento a 100%.

O investimento total previsto para os mais de 800 veículos chega quase aos 211 milhões de euros (ME) provenientes do PRR, segundo o Ministério do Ambiente.

Os 398 autocarros hoje contratados recebem 120,9 ME do PRR, que se somam aos 90 ME reprogramados para os 413 veículos cujo aviso foi lançado em 2024.

Os mais de 800 autocarros sem emissões destinam-se a empresas de transportes, municípios e entidades municipais de todo o continente, representando um investimento total de cerca de 54,5 ME na Área Metropolitana de Lisboa, de 21,5 ME na do Porto e de 145 ME no resto do continente.

“Tendo em conta os prazos médios de 15 meses para produção, entrega e instalação das infraestruturas, é essencial que o processo seja concluído com celeridade, evitando atrasos que possam comprometer os prazos do PRR, cujo encerramento está previsto para março de 2026”, indicou o Ministério do Ambiente.

Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos, que decorreu em Lisboa, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, salientou que os veículos serão aplicados não só nos transportes urbanos, mas também no transporte escolar e de pessoas com problemas de mobilidade.

“Portanto, é algo que é um programa de descarbonização dos transportes, mas também de coesão territorial e de coesão social”, afirmou.

Segundo Maria Graça Carvalho, algumas das localidades contempladas, como Castelo Branco e Peso da Régua, indicaram que, com este novo concurso, “ficarão com a frota de autocarros 100% descarbonizada”.

Além da ministra do Ambiente, estiveram também na assinatura dos contratos o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, e o secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.

pub
 Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Moimenta da Beira, Mangualde, Sernancelhe e Tabuaço com apoio para comprar autocarros elétricos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar