Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
A Diocese de Viseu anunciou esta manhã a morte do padre Nuno Azevedo, de 47 anos, que foi diretor do Jornal da Beira e que exerceu as funções de pároco de Alcafache, de Espinho e de Lobelhe do Mato, Mangualde de onde era natural.
Licenciado em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Viseu, exerceu, até novembro do ano passado, o cargo de diretor do Jornal da Beira, função que desempenhava desde 2019.
“A Diocese de Viseu e o seu Bispo unem-se à dor e à oração da sua família, paroquianos e amigos, a quem apresentam os sentidos pêsames, rezando pelo eterno descanso do padre Nuno Azevedo, enaltecendo todo o seu trabalho pastoral realizado nas várias paróquias que serviu e nos diversos serviços diocesanos que lhe foram confiados, nomeadamente como diretor do Jornal da Beira”, lê-se no comunicado da Diocese.
“Hoje a nossa Diocese despertou com a triste e inesperada notícia da morte do Padre Nuno Azevedo. Reavivamos a nossa esperança e a nossa fé no Senhor da Vida e em Cristo Ressuscitado, que como sacerdote viveu e anunciou de modo zeloso. Agradecemos o dom do seu ministério sacerdotal e pedimos ao Pai, rico de misericórdia, que o acolha na Bem-aventurança da glória eterna. Recordamos a sua dedicação e amor a Deus, à Igreja e a Nossa Senhora”, sublinha o bispo D. António Luciano.
As cerimónias fúnebres vão ser realizadas no próximo sábado, dia 18 de janeiro, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde, onde o seu corpo ficará em câmara ardente, a partir das 9h00. Às 15h00, terá início a Eucaristia exequial, na mesma igreja, presidida pelo bispo, seguindo para o crematório local.
O Jornal do Centro manifesta as mais sentidas condolências aos familiares e paroquianos e o seu apreço pelo trabalho desenvolvido por Nuno Azevedo na área da informação.
Nuno Azevedo, a 28 de agosto de 2001m foi ordenado presbítero na igreja paroquial de Mangualde e, nesse mesmo dia, foi nomeado pároco de Couto de Mosteiro e administrador paroquial de Óvoa e de Pinheiro de Ázere, tendo tomado posse das mesmas a 15 de setembro do mesmo ano.
A 14 de março de 2002 foi nomeado vogal do Secretariado Diocesano da Liturgia por um triénio, onde desempenhou várias funções. Em 2006 tomou posse como pároco de Alcafache, de Fragosela e de Lobelhe do Mato.
Em novembro de 2013 foi nomeado Arcipreste do Arciprestado de Mangualde e em 11 de junho de 2019 foi nomeado arcipreste do Arciprestado de Beira Alta.
De dezembro de 2015 a setembro de 2019 foi diretor suplente da Fundação Jornal da Beira e de 5 de setembro de 2019 a novembro de 2024 desempenhou as funções de diretor do Jornal da Beira.
Era membro do Conselho Presbiteral desde dezembro de 2015. Foi também membro do Conselho Pastoral Diocesano, do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais e do Secretariado da Ação Pastoral da Diocese de Viseu.
De dezembro de 2018 a agosto de 2019 foi administrador paroquial de Abrunhosa-a-Velha, de Chãs de Tavares, de S. João da Fresta, de Travanca de Tavares e de Várzea de Tavares.