Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Gabriel Mondina
por
Jorge Marques
O município de Mortágua vai celebrar o 50.º aniversário do 25 de Abril com uma programação cultural que se estende ao longo deste ano. A autarquia vai organizar várias ações, com maior destaque para o próximo mês de abril.
Da programação constam concertos, exposições, espetáculos de teatro, entre outras iniciativas que vão começar em março e decorrer até ao final do ano, visando “envolver toda a comunidade, mantendo vivo o ideário de Abril”, realça a Câmara.
O programa começa a 27 de março, com a apresentação da peça de teatro “Aerograma da Liberdade” no Centro de Animação Cultural (CAC) às 21h30.
De 5 de abril a 6 de maio, o Mercado Municipal acolhe a exposição “Os slogans menos conhecidos de Abril”. No dia 9 de abril, a Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca recebe outra mostra, desta vez intitulada “Imagens do Parlamento Português” e que aborda a evolução política de Portugal desde a implantação do liberalismo em 1820 até à atualidade.
Depois da gala da escola de cães-guia no dia 20 de abril e do Café Chiado no dia 24 no CAC, o 25 de abril vai ser assinalado com várias ações no concelho de Mortágua.
No Dia da Liberdade, a sessão solene acontece a partir das 10h00 na Praça do Município, seguindo-se a inauguração da exposição “De Norton de Matos a Humberto Delgado, as eleições presidenciais em Mortágua” no CAC. Às 15h00, na aldeia de Vila Nova será apresentado o espetáculo “A Chegada de um Soldado”.
A 26 de abril, decorre um encontro de coros no CAC, às 21h30. O mesmo espaço recebe no dia 28 um concerto de trio com a participação de António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF, pelas 16h00.
A programação regressa a 17 de maio com o espetáculo de canção de Coimbra protagonizado por Fernando Mendes no CAC, às 21h30. No mês de junho, os Paralelos do Ritmo vão atuar no concerto “Viver Abril” no dia 21 e, de 1 a 14 de julho, decorre a residência artística “Ser artista no Estado Novo” que irá culminar com a apresentação do espetáculo final no CAC.
A 14 de agosto, acontece um dos pontos mais altos da programação com o “Concerto da Liberdade” de Sérgio Godinho e da Filarmónica de Mortágua na Praça do Município. De 3 de outubro a 3 de novembro, o CAC recebe a exposição “O legado de um cravo”, seguida de “Mulheres e Resistência” de 5 de novembro a 5 de dezembro.
O Centro de Animação Cultural acolhe ainda sessões de curtas-metragens sobre o 25 de Abril nos dias 6 e 20 de outubro e a cerimónia de encerramento das comemorações municipais a 17 de novembro.
“O dia 25 de Abril de 1974 constitui uma data histórica e marcante da nossa vida coletiva, que nos trouxe a liberdade, a democracia e a consagração constitucional de direitos fundamentais”, salienta a Câmara de Mortágua.