A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Uma mulher de 44 anos acusa o Hospital de Viseu de negligência médica. Em causa a não comunicação de um exame que dava conta de um cancro do colo do útero. Susana Gomes queixa-se do Hospital nunca a ter convocado para a consulta onde lhe seria comunicado o resultado do exame, mas admite que não vai apresentar queixa. A utente o que quer é que o erro não se repita com outros. O Hospital, entretanto, já anunciou que abriu um inquérito para apurar responsabilidades, embora afirme que é alheia ao eventual extravio da convocatória enviada por carta.
Ao Jornal do Centro, Susana Gomes contou que tudo começou em 2019 quando foi ao centro de saúde para uma consulta de rotina e onde lhe foi feito o teste papanicolau. “O que me disseram é que se tivesse algum problema entravam em contacto”. Mas, continuou, nunca foi contactada e meses depois começou a sentir-se “esquisita”. Voltou aos médicos, a fazer exames, deu entrada nos serviços de Urgência do Hospital e acabou por consultar um médico privado. No início deste ano acabou por descobrir que tinha cancro no colo do útero.
Para Susana Gomes, houve uma falha de comunicação dos resultados do exame inicial, razão pela qual o seu estado de saúde acabou por se agravar, obrigando-a a sessões de quimioterapia e radioterapia. “Se (o tumor) fosse mais pequeno e simples era operável”, desabafou.
Agora, resolveu expor a situação porque “não quero que outras pessoas passem pelo mesmo”. “Eu apenas pretendo isso”, reforçou, adiantando que apresentou reclamação junto do gabinete do utente e recebeu “duas ou três respostas sem conteúdo nenhum”.
“Não me podem é dizer no centro de saúde que me dizem alguma coisa se tiver alguma coisa e depois não me contactam. Também não recebi qualquer carta do hospital”, sustentou ainda.
O Hospital de Viseu já abriu um inquérito para apurar responsabilidades. A unidade de saúde defende que é alheia ao eventual extravio da convocatória enviada por carta.
O Centro Hospitalar sustenta ainda que, apesar disso, já melhorou o processo de comunicação e garante que as convocatórias vão ser complementadas com o envio de SMS. A instituição reconhece que devido à pandemia grande parte dos recursos foram destinados à Covid-19 e que a maioria das consultas e cirurgias foram adiadas.