funeral militares
INCENDIOS CASTRO DAIRE E SÃO PEDRO DO SUL 10
seminário ética viseu
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

As lojas online transformaram a forma como fazemos as nossas compras. Num…

15.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

15.10.24

Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…

11.10.24

por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu

 Inovações no tratamento da coluna

por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense

 Uma realidade… a morrer na praia?!

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Imbróglios televisivos
cuidados paliativos genérico
x
pexels-cottonbro-4114918
Home » Notícias » Diário » Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias

Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias

Mostra reúne vários elementos simbólicos da vida coletiva das mulheres da região de Vouzela. Exposição foi inaugurada no Dia Internacional das Mulheres Rurais, na presença da ministra da Juventude e Modernização

 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias
16.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias
17.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias

Fotografias, vídeos e objetos integram uma exposição que pretende homenagear a mulher da região de Vouzela. A mostra está patente no espaço Lafões.Cult.Lab e foi inaugurada esta terça-feira (15 de outubro), data em que se assinalou o Dia Internacional das Mulheres Rurais.

A exposição, “Aqua Femina: o Fluxo da Vida Rural Feminina”, pode ser visitada até 7 de novembro e é promovida pela Binaural. Na inauguração esteve presente a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

“É uma exposição que tem elementos etnográficos, fotografias antigas, vídeo e alguns objetos que são simbólicos da vida coletiva das mulheres aqui da nossa região, mulheres de antes e mulheres de agora para inaugurar a exposição”, disse Luís Costa, da Binaural Nodar.

Já Margarida Balseiro Lopes destacou as dificuldades que as mulheres ainda enfrentam nos dias de hoje. “As mulheres continuam a ter os salários mais baixos, mais dificuldades no mercado de trabalho, continuam a ser alvo de maior escrutínio e, além disso, as melhores que vivem nestas zonas são ainda mais marcadas pelo isolamento”, lamentou.

A governante disse ainda que também ela tem “muitos exemplos de mulheres rurais que foram muito inspiradoras”, precisamente da região, já que pais são naturais dos concelhos de São Pedro do Sul e Oliveira de Frades.

Margarida Balseiro Lopes, que antes de inaugurar a exposição tinha passado por São Pedro do Sul para um almoço com 60 mulheres, enumerou alguns alertas expressos num manifesto que lhe foi entregue.

“Há áreas que o governo podem trabalho e ainda agora foi apresentado um manifesto das mulheres rurais e onde nos pediam que melhorassem o acesso à saúde, à formação profissional mais ajuda e adequada ao contexto de vida destas mulheres que vivem no interior do pais e pediam melhores formas de funcionamento das cooperativas em que muitas destas mulheres estão organizadas ou gostavam de estar”, enumerou.

Na inauguração marcou ainda presença o presidente Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, que agradeceu o trabalho da Binaural “na recolha das tradições, das memórias e da identidade do nosso povo”.

“A mulher é um ativo muito importante no nosso território e ainda se verifica muita desigualdade e é necessário continuarmos a trabalhar para que a igualdade seja garantida. Na câmara, vamos trabalhar sempre nesse sentido, na garantia da igualdade em todos os níveis, não só de género”, finalizou.

A inauguração ocorreu no dia em que se assinalaram sete anos dos incêndios de outubro de 2017, que devastaram a região. A ministra Margarida Balseiro Lopes esteve presente na cerimónia de homenagem às vítimas dos fogos no concelho e visitou ainda a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, para conhecer o projeto de economia circular by.Vouzela.

 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias
 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias

Outras notícias

pub
 Mulheres de Vouzela homenageadas em exposição de memórias

Notícias relacionadas

Procurar