A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato (concelho de Carregal do Sal), é um dos vencedores dos Prémios Nacionais de Arquitetura. O anúncio foi feito esta quinta-feira (17 de outubro). O espaço construído na Casa do Passal, a antiga residência do ex-cônsul de Bordéus, recebeu a distinção da categoria Reabilitação Arquitetónica.
O Museu Aristides de Sousa Mendes foi inaugurado em julho, após um investimento avultado de milhões de euros.
Além de ter sido a casa da família do diplomata, a Casa do Passal também acolheu vários refugiados durante a viagem de fuga do Holocausto. O imóvel, construído no século XIX e ampliado nas primeiras décadas do século XX, foi classificado como Monumento Nacional em 2011.
Já em 2021, foi aprovado o financiamento comunitário do projeto proposto pela Câmara para a sua requalificação e musealização, contando com a colaboração do Ministério da Cultura.
O projeto de reabilitação e adaptação museológica da Casa do Passal, da autoria dos arquitetos Pedro Azevedo e Susana Rosmaninho, contou com a colaboração da família Sousa Mendes, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, da Sousa Mendes Foundation e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outras entidades e privados.
Os Prémios Nacionais de Arquitetura distinguiram sete projetos nas principais categorias. Também foram atribuídas menções honrosas à Moradia na Praia Grande na sustentabilidade, ao arquiteto João Paciência na Menção Carreira e à arquiteta Inês Lobo na Menção Mulheres na Arquitetura.
Os Prémios Nacionais de Arquitetura, centrados na construção e reabilitação, têm como objetivo incentivar todos os arquitetos em Portugal a investirem na qualidade do seu trabalho, na inovação na construção e na valorização do espaço e da paisagem.
Os vencedores foram anunciados hoje em Oeiras, numa cerimónia que destacou as obras desenvolvidas em território nacional e os profissionais do setor.