A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
O Museu de Lamego assinala o 108.º aniversário no dia 5 de abril com uma celebração especial, centrada numa das suas peças mais emblemáticas: a tapeçaria “O Julgamento do Paraíso”, mais conhecida como “A Música”. Esta obra, a primeira a ser registada no livro de inventário do museu, serve de inspiração para um projeto de criação artística desenvolvido por alunos do 12.º ano do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, sob orientação da docente Sara Fernandes.
O projeto foi concebido como parte da aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina de Desenho, explorando processos de síntese e simplificação por nivelamento. Em janeiro passado, os alunos visitaram o museu, que se transformou temporariamente em sala de aula, permitindo-lhes observar e esboçar a tapeçaria como base para a criação de narrativas visuais sobre a luta entre o Bem e o Mal, tema central da obra.
Da reflexão resultou o título da exposição – Opostos – e a imagem do cartaz, baseada numa ilustração do aluno Gonçalo Ribeiro. A exposição coletiva dos alunos de Artes Visuais ocupará cinco salas do museu e contará também com um desenho expositivo e montagem assinados pelo grupo. O conceito segue as diretrizes definidas por Sara Fernandes: “Retirar o supérfluo, o que está a mais; retirar o óbvio e objetivo; e, assim, sentirmos pela simplicidade uma mensagem que continua tão atual”.
A inauguração está marcada para 5 de abril, às 16h00, e a exposição permanece aberta ao público até 18 de maio.