Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
por
Paulo Correia
É um apaixonado ou curioso por geologia, ciência e astronomia? O Museu do Quartzo, em Viseu, está a preparar uma iniciativa que não vai querer perder.
De 22 a 23 de fevereiro, o Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho oferece aos visitantes uma exposição e venda de minerais, palestras e oficinas. A X Feira de Minerais, Gemas e Fósseis terá como tema “Planeta Terra – Rochas e Minerais”.
A inauguração da feira é na manhã de dia 22 de fevereiro, pelas 10h30, e, às tarde, pelas 14h30, a proposta para quem visitar o Museu do Quartzo é “descobrir o processo de transformação de um mineral numa peça de joalharia única”, informou a autarquia, responsável pelo espaço.
Para o primeiro dia de feira, está agendada a oficina “Fósseis e Dinossauros”, com a exploração dos vestígios dos antigos habitantes do nosso planeta, pelas 16h00.
O dia encerra, às 18h00, com a palestra educativa e de observação prática “Quais os planetas, estrelas e corpos celestes visíveis da Terra?”.
No dia seguinte começa com uma sessão dedicada à saúde e bem-estar energético (10h30) e, durante a tarde (14h40), decorre uma segunda sessão onde os visitantes vão conhecer o processo de criação de joias a partir dos minerais em bruto.
À mesma hora, decorre a oficina “Os Minerais Ganham Vida”, onde todos estão “convidados a criarem vídeos com recurso à técnica de stop motion para darem vida aos minerais”.
Segundo a organização, o evento, que vai já na décima edição, “tem-se demonstrado como uma excelente oportunidade para os apaixonados por geologia, ciência e astronomia, ou para os mais curiosos, de explorarem a riqueza natural do nosso planeta e os nossos “vizinhos” do Sistema Solar”.
“A presente edição conta com a exposição e venda de minerais, gemas e fósseis, palestras e workshops sobre diferentes temas, e ainda oficinas criativas para todas as idades”, acrescenta.