A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, vai entrar em obras a partir da próxima segunda-feira (22 de novembro).
A empreitada vai servir para recuperar todas as fachadas e a cobertura do espaço museológico.
O investimento previsto é de cerca de 140 mil euros, financiado pela Direção Geral do Património Cultural e pelo Ministério da Cultura.
A diretora do Museu Grão Vasco, Odete Paiva, diz que o exterior do museu já apresentava algum desgaste.
“A obra vai implicar todas as fachadas do Museu. Vamos começar pela fachada norte, que levanta mais problemas de consolidação e impermeabilização. Vamos fazer a consolidação de fissuras e a limpeza da pedra”, explica.
A obra vai decorrer “nos próximos meses, sendo que vamos realizar cada uma das fachadas em fases”. “Vamos renovar toda a zona à volta do edifício, sendo que a última fase será na entrada principal virada para a Sé”, acrescenta a diretora. Odete Paiva adiantou que o prazo da obra será de cerca de 150 dias.
A propósito das obras nos museus, o Governo tinha recentemente anunciado que as empreitadas previstas na requalificação de 49 museus, monumentos e teatros, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), começam em 2023.
O Museu Grão Vasco está abrangido neste plano, em conjunto com o Museu de Lamego. O investimento total será de 150 milhões de euros.