Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
O Museu Terras de Besteiros (MTB), em Tondela, registou mais de sete mil entradas em 2024. No último ano passaram um total de 7.338 visitantes pelo espaço museológico da Câmara de Tondela.
Segundo os números da autarquia, o mês onde houve mais entradas no MTB foi o de setembro com 1.269 pessoas a visitar o museu. A faixa etária entre os 36 e os 55 anos foi a mais representativa entre os turistas, com 2.760 visitantes.
Os portugueses foram os que mais visitaram o Museu Terras de Besteiros, com 6.653 pessoas, o que corresponde a 90 por cento do total. Das 30 nacionalidades estrangeiras que passaram pelo local, a espanhola é a mais representativa com 168 visitantes.
As estatísticas do museu revelam ainda que, em 2024, decorreram 2.069 visitas livres e 1.732 visitas guiadas ao museu e aos seus polos da Arquinha da Moura e da Estação de Arte Rupestre de Molelinhos.
De acordo com o município, 800 pessoas estiveram envolvidas nas diferentes atividades realizadas no Museu Terras de Besteiros. Pelo museu passaram ainda 2.737 pessoas para pedirem informações turísticas, carimbarem o passaporte da Estrada Nacional 2, usarem o auditório ou adquirirem bilhetes para eventos como a FICTON.
Em 2024, o MTB apostou em cinco exposições temporárias. A primeira, “O 25 de abril nos cartoons d’ A Bola”, esteve patente de 14 de março a 18 de maio, seguindo-se os “Caminhos de Santiago” de 14 de junho a 24 de agosto.
O museu também promoveu as mostras “Craft – Turismo Criativo”, de 12 de agosto a 1 de setembro, “Festa das Cruzes do Guardão”, que passou pela Sociedade de Propaganda e Recreativa Besteirense, em Campo de Besteiros, de 17 a 24 de outubro, e “Crónicas Aleatórias”, que abriu ao público a 22 de novembro e encerra a 31 de janeiro.