A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
A natação do Académico de Viseu conseguiu este fim de semana a manutenção na Segunda Divisão nacional tanto em masculinos, como em femininos. Os academistas lutaram pela permanência o fim de semana passado, 30 de novembro e 1 de dezembro, no Campeonato Nacional de Clubes, realizado em Santo António dos Cavaleiros.
A competição engloba 16 provas e três estafetas para apurar quem sobe, quem desce e quem se mantém em cada uma das divisões de natação em Portugal. Em 24 equipas, o Académico de Viseu garantiu o 19º lugar em masculinos e o 20º em femininos. Na época passada os nadadores academistas acompanharam as nadadoras e fixaram-se na Segunda Divisão.
Foram convocados para a prova, em femininos Mafalda Rosa, Manuela Frias, Madalena Figueira, Lara Fonseca, Rita Oliveira, Alice Carvalho e Maria Miguel Lopes. Para as provas masculinas competiram pelo Académico de Viseu André Moura, Sebastião Machado, Guilherme Silva, João Vitória, Miguel Batista e Tomás Sousa.
O núcleo de natação do Académico de Viseu explica em comunicado que o clube tinha pela frente “uma tarefa hercúlea”. “Se em Femininos os Academistas apresentavam uma equipa muito jovem, em Masculinos os Viseenses tinham sido a última equipa a subir de divisão, na época anterior”, escreve o clube viseense em nota enviada às redações.
Manutenção esteve difícil, mas acabou por ser alcançada
Ao fim de duas jornadas no Nacional de Clubes, o Académico tinha femininos e masculinos despromovidos. No entanto, tudo viria a alterar-se. “Havia trunfos do lado Academista”, explica o Académico. “Os nadadores mais experimentados e cotados ainda só tinham disputado uma, das três provas permitidas, esse facto surgia como um balão de oxigénio. Outro dos fatores que deu “vida” aos Academistas foi o facto de a equipa que mais se reforçou, com atletas internacionais e que liderava a tabela classificativa, no final das duas primeiras jornadas, ter sido eliminada da competição, por ter cometido uma irregularidade na estafeta de 4×100 Estilos, ficando a equipa do Louletano fora das contas para as últimas duas jornadas. Desta forma já só iriam descer de divisão o Louletano e mais três equipas”, pode ler-se na nota.
No segundo dia de prova, o Académico entrou abaixo da linha de água, com a despromoção muito próxima em masculinos e empatado com a primeira equipa despromovida em femininos. Aí entraram em ação Mafalda Rosa e André Moura. A nadadora ganhou nos 800 Livres e o nadador pontuou nos 50 bruços. O Académico ficaria nessa fase em posição mais segura. A natação academista frisa que esta foi uma prova “da determinação dos Viseenses, que com uma mescla de experiência e jovens conseguiu continuar perto dos melhores de Portugal”.
Académico fica em quinto lugar por equipas em Matosinhos
Em infantis e cadetes, a natação do Académico avançou para o XV Torenio do Mar – Troféu Siza Vieira, em Matosinhos. 23 nadadores do Académico estiveram em prova. “Da deslocação a Matosinhos destaca-se a conquista de Vitórias individuais, de jovens com muito talento, da turma Academista, excelentes resultados e um fantástico 5º lugar por equipas (22 Clubes), onde a equipa mais pontuada foi a equipa da casa, o Leixões SC”, esclarece o núcleo de natação do Académico de Viseu. A natação do Académico de Viseu ainda tem objetivos até ao final do ano. Falta nadar o Campeonato Zonal de Juvenis, em Condeixa, e o Campeonato Nacional de Juniores e Seniores em Tomar.