A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A programação de Natal e Passagem de Ano e a iluminação em Viseu vão custar à autarquia 250 mil euros. Os números foram avançados esta quinta-feira (9 de novembro) no final da reunião de executivo.
Segundo Fernando Ruas, a programação ronda um investimento de 150 mil euros e a iluminação cerca de 100 mil euros.
A Viseu: Áurea canta no Mercado 2 de Maio no Natal, José Cid é a estrela da passagem de ano e vai contar com os concertos de Áurea e de José Cid marcam. A artista irá atuar no Mercado 2 de maio, a 23 de dezembro, enquanto que o músico atua na última noite do ano e abre portas a 2024 no Campo de Viriato.
Além das ruas habitualmente iluminadas no centro da cidade de Viseu, também a Rua Direita vai ter luzes de Natal. É nesta rua que vai ser instalada, além da ‘casa do Pai Natal, que no ano passado já foi ali colocada, a oficina do Pai Natal, que receberá atividades direcionadas para os mais novos. “O objetivo é dinamizar aquela rua que é, de facto, mágica e pode ser muito bem o nosso caminho para o Natal”, referiu Leonor Barata, vereadora da Cultura na Câmara de Viseu.
As luzes vão acender a 8 de dezembro e serão apagadas a 7 de janeiro. O tema deste ano escolhido pelo município é a floresta do natal e os seres encantados”. Será ainda instalado no Rossio, uma peça iluminada com oito metros de altura, em formato de coração. “Está relacionado com a marca do nosso território. O coração é símbolo do amor fraternal entre os povos, mas também é a ideia de que Viseu está, de facto, no coração de Portugal”, frisou Leonor Barata.
A propósito da iluminação de Natal, o presidente da Câmara de Viseu diz entender a vontade que haja cada vez mais ruas iluminadas, mas vincou que há a necessidade de “circunscrever a iluminação”.
O mercado de Natal vai manter-se no Rossio, com a novidade de se dedicar “ao artesanato e doçaria tradicional” e será depois estendido até à Rua Direita. O concerto de Natal pela Orquestra Juvenil e Coros de Viseu vai decorrer a 20 de dezembro no Pavilhão Multiusos e o Concerto de Ano Novo e Reis, com a Orquestra Filarmonia das Beiras e Maestro Martim Sousa Tavares terá como palco o Teatro Viriato, no dia 5 de janeiro.
O concurso das montras de natal também vai estar na agenda municipal no Natal e Ano Novo, bem como a Rota dos Presépios nas freguesias que, pela primeira vez, terá votação online para ajudar a decidir qual a melhor peça.