A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
As escolas do concelho de Nelas passam a ter uma equipa multidisciplinar de oito profissionais que já está no terreno. A iniciativa é da Câmara Municipal, que quer promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar no município.
A equipa trabalha nos agrupamentos de escolas de Canas de Senhorim e de Nelas e é composta por dois mediadores sociais, dois sociólogos, dois psicólogos e dois terapeutas da fala. O principal objetivo é identificar “situações de risco de abandono escolar, menos sucesso ou insucesso, para, desta forma, se proceder à implementação de um plano de intervenção”, afirma o município.
“Cabe a estes profissionais reconhecer dificuldades e necessidades de intervenção, envolvendo todos os agentes educativos, implementar estratégias de combate a fragilidades emocionais, cognitivas, entre outras, bem como promover a mediação familiar e a integração social dos interlocutores”, acrescenta em comunicado. A equipa foi criada no âmbito do projeto “Promoção do Sucesso Educativo” promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
A autarquia de Nelas também está a avançar com o reforço de equipamentos na Sala de Apoio ao Ensino Estruturado para Crianças autistas vão ser apoiadas em Nelas na Escola EB 2,3/S Eng.º Dionísio Cunha, em Canas de Senhorim.
A valência vai permitir “uma maior inclusão dos alunos através de materiais que conferem um ambiente de ensino estruturado de forma clara, com áreas definidas, de modo a que o aluno consiga obter a informação e seja capaz de se organizar o mais autonomamente possível”.
Também será criada uma sala sensorial para crianças com necessidades educativas especiais no Centro Escolar de Nelas. Segundo o executivo presidido por Joaquim Amaral, as duas novas salas serão dotadas de “alguns equipamentos característicos de uma sala Snoezelen”.
“Com este reforço, os dois espaços irão permitir, além da oferta atual, minimizar diversas problemáticas, uma vez que o contacto das crianças com estímulos diversos, num espaço controlado, seguro e atrativo vai ser uma realidade”, realça o município.