Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Município de Nelas, em colaboração com a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim e a Fundação Lapa do Lobo, promove no dia 28 de março uma cerimónia de homenagem à escritora Maria Natália Miranda, por ocasião do seu 100.º aniversário, no evento Cena 1/25. O evento decorre no Mercado de Canas de Senhorim, a partir das 18h00, e inclui momentos de leitura de poemas, testemunhos e música.
A escritora Maria Natália Miranda era natural de Canas de Senhorim, publicou cerca de 60 obras de poesia, literatura infantojuvenil e textos pedagógicos. O seu trabalho foi distinguido com cerca de 400 prémios literários, tanto em Portugal como no estrangeiro. Para além disso, alguns dos seus poemas integram as Marchas Populares de Lisboa e o Carnaval de Canas de Senhorim.
A cerimónia inclui a atuação do grupo Canto e Encanto, que vai interpretar uma “música inédita com letra da escritora”. Há ainda a leitura de poemas e um testemunho de Fernando Barata. O evento vai contar também com a intervenção de Isabel Miranda Rosa.
No dia 29 de março, a Biblioteca José Adelino recebe a tertúlia “Pitum: 90 anos e muitas mais histórias!”, organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Canas de Senhorim. Durante a noite, a Biblioteca Municipal será palco de um serão cultural com apresentações musicais de professores da Academia de Artes de Nelas, da Escola de Jazz de Coimbra e da performance “Renascer das Cinzas”, do Teatro Hábitos.
O evento termina no dia 30 de março com o espetáculo “Bandas Sonoras”, apresentado pela Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro de Santar, no Cineteatro Municipal. A performance combina música e projeções visuais, prometendo uma tarde emocionante e acessível a toda a comunidade.