A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
É já esta sexta-feira (1 de novembro) que começa a Feira dos Santos, em Mangualde. O evento que marca todos os anos a agenda do concelho vai decorrer este fim de semana prolongado e o Mercado Municipal vai ser o ‘epicentro’ do certame. Além disso, são esperados centenas de expositores na iniciativa secular.
O certame organizado pela Câmara de Mangualde conta com gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, indústria, produtos agrícolas (incluindo máquinas e alfaias), carros, motas, quadriciclos e uma mostra do tecido empresarial do concelho em destaque, além das tradicionais febras, dos torresmos e da animação de rua no centro da cidade.
O presidente da Câmara, Marco Almeida, realçou nas redes sociais que a Feira dos Santos “celebra” as raízes, a cultura e as tradições de Mangualde. “São três dias em que Mangualde se enche de vida com centenas de expositores, com os cheiros das febras e torresmos, com os queijos Serra da Estrela e com a nossa doçaria e artesanato”, disse.
A inauguração do certame também conhecido como a Feira das Febras está marcada para as 18h30 desta sexta-feira no Mercado Municipal, que vai receber boa parte da programação. Na primeira noite, atuam Two Mans Band (21h30) e Cromos da Noite (23h30).
No sábado (dia 2), tocam o rancho folclórico Os Camponeses de Mesquitela (15h45), as Concertinas de Mangualde (18h00), os Rockluso (21h30) e o DJ Fernando Oliveira (23h30). Já no domingo (dia 3), atuam a Orquestra Juvenil Mais Música (11h00) e o grupo Malamados (15h45).
Também na Feira dos Santos, vai decorrer o Encontro Confrádico da Feira das Febras às 16h00 deste sábado, além do Concurso de Ovinos Serra da Estrela. Os prémios da competição vão ser entregues na tarde de domingo, também às 16h00.
A programação inclui ainda conversas este sábado e domingo que vão abordar temas como os desafios do vinho, o enoturismo, a importância das confrarias na promoção dos produtos endógenos, a pastorícia e as oportunidades para o setor agrícola no plano estratégico da Política Agrícola Comum.
As demonstrações culinárias também não vão faltar com showcookings dedicados às febras (16h00 de sábado) e às papas de milho com queijo Serra da Estrela (17h30 de domingo).
No passado fim de semana, os restaurantes de Mangualde estiveram de portas abertas na Feira dos Santos à Mesa, que antecedeu o evento principal.