A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A maioria dos concelhos do norte do distrito de Viseu integra agora a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Douro. A iniciativa foi formalizada esta quarta-feira (18 de dezembro) com a assinatura do acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em Torre de Moncorvo.
Segundo a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, da DGLAB, esta é a 23.ª rede intermunicipal de bibliotecas do país. O objetivo é cobrir todo o continente com redes regionais de bibliotecas a partir das comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas.
Do distrito de Viseu, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Públicas do Douro integra os concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.
Além destes concelhos, também integram a rede os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real
Segundo a Câmara de Armamar, uma das autarquias do distrito de Viseu aderentes à iniciativa, a rede intermunicipal representa “um passo decisivo para criar uma rede que une 19 bibliotecas municipais da região, promovendo a partilha de recursos e serviços de qualidade”.
“Com este acordo, as bibliotecas tornam-se ainda mais próximas da comunidade, fortalecendo o acesso à cultura e à informação”, acrescenta a autarquia.