A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Nádia Martins
por
Vítor Santos
A aula magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) recebeu uma sala cheia esta terça-feira (5 de novembro) para comemorar os 45 anos da instituição.
No evento, José Costa, Presidente do IPV, anunciou que no próximo ano letivo, São Pedro Sul terá um CTESP em Termalismo, Saúde e Bem-Estar. Além disso, está prevista a construção de uma sala de estudo 24 horas, um investimento de 500 mil euros, que irá proporcionar melhores condições para os estudantes.
José Costa assume-se orgulhoso do percurso da instituição e procura investir na formação da comunidade. “No próximo ano, iremos começar a prestar formação em gestão autárquica e empresarial para responder às necessidades dos autarcas e das nossas empresas”, anunciou o presidente.
“Estamos a preparar com parceiros da nossa universidade europeia, Eunice, uma nova proposta de doutoramento em saúde global e novos cursos de mestrado”, acrescentou o representante do IPV.
Na cerimónia, o presidente do IPV fez um balanço dos investimentos de requalificação das instalações da instituição, destacando as obras na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e na Escola Superior Agrária, avaliadas em 10 milhões de euros. A Escola Superior da Educação de Viseu receberá também um investimento de 3 milhões de euros, o mesmo valor que será aplicado na renovação dos laboratórios da Escola Superior de Saúde.
O instituto continua a dar cartas na área da investigação, com a criação de um novo Centro de Tecnologia e Investigação, com previsão de abertura no próximo ano, contando com a colaboração de diversas empresas e instituições do país.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, não esteve presente pessoalmente na cerimônia, mas enviou um vídeo que foi transmitindo aos presentes, elogiando o impacto do IPV na região.
“Tem sido um agente de mudança e de transformação na economia da região, preocupado não apenas com as necessidades de qualificações da região, mas também do país”, afirma o ministro.
No ano letivo de 2023/24 mais de seis mil estudantes frequentaram a instituição, sendo 10% de nacionalidade estrangeira. A instituição conta com mais de mil colaboradores, entre docentes e funcionários. O IPV possui cinco escolas superiores e três residências com 320 camas, estando a ser construída mais uma.
Localizado em Viseu, Lamego e recentemente em Moimenta da Beira e Sernancelhe, o politécnico está envolvido em dezenas de projetos de investigação nacionais e internacionais.