Geral

17 de 06 de 2022, 17:12

Agenda

“Reflexão” sobre o futuro e as oportunidades para o interior em São Pedro do Sul

Condado de Beirós, em São Pedro do Sul, recebe na próxima quarta-feira a conferência “Capital Social: as empresas e as pessoas”

Aldeia da Pena

O Condado de Beirós, em São Pedro do Sul, recebe na próxima quarta-feira (22 de junho) a conferência “Capital Social: as empresas e as pessoas”.

A iniciativa é organizada pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e pelo CLDS 4G São Pedro do Sul, em parceria com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a autarquia local.

O mote para este evento é “O futuro a partir daqui”, um lema que, segundo a organização, pretende “tocar as duas dimensões que encerra: a reflexão relativa ao futuro a partir de um território do interior do país e a partir deste momento em particular, com todas as convulsões e implicações que a pandemia motivou e também com todos os imponderáveis que a guerra na Ucrânia traz (e trará)”.

“A par disso, o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e as oportunidades que pode oferecer ao país e a territórios do interior, muito especialmente. Esta conferência pretende também contribuir para a descentralização dos momentos/circunstâncias de reflexão, uma vez que, maioritariamente, estes ocorrem em cidades do litoral do país”, acrescentam os organizadores.

A conferência vai ter início às 10h00, com as presenças do vice-presidente da Câmara, Pedro Mouro, e do presidente da ADRIMAG e da Câmara de Arouca, Margarida Belém. A organização espera também contar com a presença do secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

Pelas 11h30, tem início o primeiro painel, intitulado “O futuro do interior passa por…”, em que vão ser discutidos temas como a agricultura biológica (com a participação de Ângela Abreu, da Câmara de São Pedro do Sul, e Ângelo Rocha, da Quinta da Comenda), o empreendedorismo jovem (Goat Community), a inovação e investimento (Luís Redondo – Pure Wine) e as novas formas de trabalho (Célia Gonçalves – coordenadora da Rede Aldeias de Montanha).

Às 14h30, arranca o segundo painel “Pode uma (boa) ideia mudar um território?”, em que serão discutidos os Passadiços do Paiva e o Boom Festival, participando Cláudia Oliveira, vice-presidente da Câmara de Arouca; Armindo Jacinto, presidente da autarquia de Idanha-a-Nova, e Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro.

A partir das 16h30, o painel “A partir do interior, o mundo” terá a participação de António Saraiva, presidente da CIP, e de Fernando Daniel Nunes, administrador do Grupo Visabeira, sediado em Viseu.

Pelas 17h30, o encerramento será marcado pela presença do secretário de Estado da Economia, João Nunes, que falará sobre o Plano de Recuperação e Resiliência e o futuro do interior.

A participação é gratuita e a inscrição deve ser feita a partir deste link.

O evento tem o apoio do Jornal do Centro.