Geral

14 de 01 de 2023, 12:00

Agenda

Associação Amorim Girão organiza passeio de antiguidades

Passeio acontece a 5 de fevereiro e passa por vários monumentos pré-históricos de Vouzela. Inscrições estão abertas

Lapa da Meruje vouzela

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Doutor Amorim Girão, em Vouzela, vai promover no próximo dia 5 de fevereiro um passeio por antiguidades pré-históricas, dedicado ao geógrafo natural do concelho e que foi uma das importantes figuras portuguesas de geografia no seu tempo.

O geógrafo Aristides de Amorim Girão, nascido em Fataunços, publicou na sua obra "Antiguidades Pré-Históricas de Lafões" vários monumentos tumulares da região como dólmens e mamoas, alguns escavados por ele, nas várias campanhas efetuadas com amigos e em especial com o irmão Antero Girão.

Este passeio é uma viagem por alguns dos monumentos mais emblemáticos da região estudados e publicados por Amorim Girão.

A iniciativa começa a partir das 8h30, com o ponto de encontro no salão da associação organizadora em Fataunços.

O passeio tem início às 9h00 e irá passar por pontos como a Mamoa da Seixosa, a Casa da Orca da Malhada do Cambarinho, a Cova da Moura de Vale d’Anta, o Dólmen da Lapa da Meruje, o Dólmen de Arca, o Necrópole do Marco da Mata e o Dólmen de Antelas.

As inscrições podem ser feitas até 29 de janeiro pelo número 936 810 386 ou através do e-mail a.doutoramorimgirao@gmail.com.

Entre 1916 e 1960, Amorim Girão (1895-1960) ensinou e investigou geografia na Universidade de Coimbra, tendo deixado uma marca decisiva em várias gerações de estudantes.