Geral

29 de 05 de 2023, 14:46

Agenda

Augusto Hilário homenageado com concertos e colóquio em Viseu

Câmara e Freguesia de Viseu organizam, nesta sexta-feira e sábado, uma iniciativa de homenagem ao cantor natural da cidade que marcou o fado coimbrã do século XIX. Eventos decorrem no Largo Pintor Gata, na Casa do Miradouro e no Parque Aquilino Ribeiro

augusto hilário

A Câmara e a Freguesia de Viseu organizam, nesta sexta-feira e sábado (2 e 3 de junho), uma homenagem ao fadista Augusto Hilário que será feita com concertos e um colóquio.

A iniciativa “Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” começa na sexta às 22h00, com uma atuação dos grupos Raízes de Coimbra e Triunviriato no Largo Pintor Gata. A entrada é livre.

No dia 3, a Casa do Miradouro acolhe às 15h00 um colóquio sobre a história do fadista do século XIX onde serão discutidos os temas “Retratos de Augusto Hilário pela pena fúnebre da imprensa”, “Augusto Hilário e as gentes do seu tempo, no Canto e na Música de Coimbra” e “Um caso singular de influencerismo e de mediatismo na década de 1890”.

A participação é gratuita, mas com inscrição para o e-mail turismo@cmviseu.pt.
No mesmo dia, pelas 21h30, o Parque Aquilino Ribeiro recebe a atuação musical de Gabriel Carlos e Amigos com a participação de Pedro Moutinho e José Manuel Neto.

Augusto Hilário da Costa Alves nasceu em Viseu, a 7 de janeiro de 1864. Frequentou o liceu em Viseu e, em outubro de 1886, matriculou-se na Universidade de Coimbra. É neste período que, apaixonado pela boémia coimbrã e admirado pelas suas interpretações do fado, tornando-se reconhecido pela sua música. Morreu em abril de 1896, aos 32 anos.