Geral

23 de 03 de 2023, 10:57

Agenda

Associações de Viseu e Tondela participam na “maior recolha de beatas do mundo”

Sete iniciativas da região estão integradas no Plogging Challenge Portugal, que vai decorrer entre os dias 15 e 23 de abril

plogging tondela

Fotógrafo: Facebook/SuRuRu

O distrito de Viseu vai acolher sete iniciativas integradas no Plogging Challenge Portugal, que vai decorrer por todo o país entre os dias 15 e 23 de abril.

Um dos eventos vai decorrer a 22 de abril, Dia Mundial da Terra, em Tondela, com a quarta Caminhada Tondela Plogging, que participará na “maior recolha de beatas do mundo”, como dizem os organizadores. As beatas recolhidas nas ações agendadas no concelho e noutros locais vão ser depois transportadas até Lisboa para mais ações de sensibilização.

A caminhada vai ser feita num percurso de cinco quilómetros na zona das Avenidas Novas, em Tondela, e inclui conversas formativas sobre ecologia, consumo sustentável, reciclagem e reutilização e ainda um lanche saudável. A entrada é gratuita, e a concentração está agendada para as 9h15 na Rua Dr. Flausino Torres.

Ainda no concelho de Tondela vão ser organizadas outras iniciativas promovidos pelas freguesias de Guardão e Tonda.

Também serão organizadas outras caminhadas dinamizadas pela associação ambientalista Trevo (sediada em Viseu), pela União de Freguesias de Barreiros e Cepões (também em Viseu) e pela Primeira Companhia de Guias de Viseu.

O Plogging Challenge Portugal vai contar com um total de 120 eventos espalhados por todo o país este ano. No ano passado a iniciativa envolveu 950 voluntários.