Geral

01 de 12 de 2023, 17:30

Agenda

Centro Interpretativo da Serra da Estrela com dia aberto este sábado

Centro interpretativo situado em Seia vai organizar visitas ao longo do dia numa iniciativa que quer dar a conhecer equipamento dedicado ao conhecimento, valorização e promoção da serra

centro interpretativo serra da estrela seia

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, vai abrir as portas ao público este sábado (2 de dezembro) no Dia Aberto que pretende dar a conhecer este equipamento dedicado ao conhecimento, valorização e promoção da mais alta cadeia montanhosa do continente português.

O CISE está aberto das 10h00 às 18h00, com visitas guiadas aos diferentes espaços que compõem o centro. Segundo a Câmara de Seia, que gere o espaço, a viagem à Serra da Estrela tem início na sala de exposições permanente, alusiva ao espaço e ao território, e onde são apresentados aspetos científicos, didáticos e lúdicos relativos ao planeta Terra, à região Centro e à Serra da Estrela.

Na sala Gentes e Lugares, é possível conhecer a biodiversidade de cogumelos da Serra da Estrela, reunindo uma coleção de imagens do fotógrafo de natureza Samuel Duarte e terrários representativos dos principais habitats florestais do Parque Natural da Serra da Estrela. Na exposição também são exibidos exemplares de vários cogumelos e é possível observá-los ao microscópio.

Já na sala Património e Natureza, são apresentadas as lagoas naturais e artificiais e cursos de água na área de influência do Sistema Hidroelétrico da Serra da Estrela e é abordado o processo de produção de energia na zona. As visitas às salas de exposições acontecem às 10h30, às 14h30 e às 16h00.

O programa contempla, ainda, às 11h00, a entrega dos prémios do concurso do 19.º Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela, seguida de visita guiada com os autores premiados.

Durante a tarde, às 14h30 e às 16h00, realizam-se visitas ao Parque Verde do CISE, onde há uma grande diversidade de plantas e animais.

Criado em 2000, o CISE funciona na Quinta do Carvalhal desde março de 2007, numa área ambiental com cerca de três hectares dotada de um conjunto de equipamentos recreativos, didáticos e científicos. É considerada uma estrutura ambiental de referência para toda a Serra da Estrela.